6 estratégias para estudar para concurso pela internet: Vale a pena? Como fazer?

Antigamente, era muito difícil ser concurseiro. Livros e apostilas não eram tão baratos e ainda tinham assuntos limitados, além de cursos presenciais que tinham poucos e também eram caros. Hoje em dia isso mudou muito com a internet presente nas nossas vidas!

Seja por pesquisas no Google ou no YouTube, o que não falta é material em forma de texto, resumos, tópicos, vídeos, mapas mentais e muitos outros formatos à nossa disposição, muitas vezes totalmente gratuitos. Mas será que vale a pena estudar para concurso pela internet? Vem com a gente descobrir!

Dá para estudar com aulas do YouTube?

Antes de responder a esta pergunta, vamos te fazer um questionamento. Sabe quando alguém fala que não gostou tanto de um filme porque o livro era melhor ou tinha mais conteúdo? É mais ou menos essa mesma ideia que funciona para quem deseja estudar com videoaulas no YouTube, em que elas são boas, mas nem sempre são o suficiente.

Dá sim para estudar, mas você deve ter tais aulas como materiais de apoio, não como principal fonte de estudos. A maioria dos canais de aulas no YouTube, principalmente os gratuitos, conta com aulões, resumos, dicas e conteúdos resumidos sobre determinados temas, os quais só podem ser aprofundados com a leitura e prática em exercícios.

Muitos cursos online utilizam a plataforma do YouTube como complemento do ensino; ao adquirir um curso, o aluno recebe apostilas em PDF, acesso a fóruns de dúvidas ou ainda acesso privado ou público a links de aulas no  YouTube. Nesses casos, tais aulas podem até ser mais completas, mas sempre o professor vai indicar a leitura das leis e de outros conteúdos, além de exercícios que o curso oferecer.

Portanto, desde já, saiba que assistir aulas com dicas ou resumos das matérias que vão cair no seu concurso funcionam sim, mas não devem ser sua única estratégia de estudo se quiser realmente ficar preparado para um concurso público.

6 estratégias para estudar para concurso pelo YouTube

1. Inscreva-se nos principais canais

O primeiro passo para ficar atento aos conteúdos fornecidos gratuitamente no Youtube é se inscrever nos canais. Procure canais de professores, escolas ou empresas especializadas em determinadas matérias, como português, matemática, direito penal ou direito administrativo, por exemplo; como também canais de ensino geral, que contam com playlist diversas para matérias ou ainda editais completos de concursos. Neste artigo ainda, vamos sugerir 10 canais ótimos para você seguir. Siga na leitura!

2. Ative o “sininho” nos canais para receber notificação

Um recurso importante do YouTube é ativação das notificações nos canais, para sempre que eles postarem algum vídeo novo, recebermos notificação no celular. Isso é feito através do clique num símbolo de um sino que fica ao lado do botão de inscrição no canal.

Isso é ótimo para quem acompanha playlists completas que destrincha conteúdo. Você vai estudando ao longo dos dias e quando tiver um vídeo novo, já vai receber notificação e poder conferir tal material de apoio.

3. Faça uma pesquisa com filtros no YouTube

Assim como no Google, o YouTube também possibilita pesquisas mais específicas através dos filtros. Isso ajuda na hora de encontrar vídeos e conteúdos mais específicos, poupando seu tempo durante as buscas.

Quem estuda atualidades, por exemplo, pode filtrar os vídeos para datas atuais, mostrando apenas vídeos deste ano; ou ainda quem busca aulões sobre determinado tema, pode pesquisar com vídeos acima de X minutos, por exemplo. Aproveite os recursos do YouTube! “Ah, não sei mexer”… Futuca, é fácil de aprender!

4. Faça download dos vídeos

Vários sites na internet oferecem recursos simples para baixar vídeos do YouTube. Isso pode ser muito útil caso você queira estudar depois pelo smartphone ou ainda quando estiver sem internet. Existem muitos vídeos bons de dicas e resumos que vale a pena tê-los no HD por mais tempo!

Um dos sites que fazem download de vídeos do YouTube em boa qualidade é o SaveFrom.Net; basta colocar o link, esperar carregar e fazer o download do vídeo para seu PC ou celular.

5. Faça download dos áudios dos vídeos

Outra ideia para manter o conteúdo do YouTube por perto é baixar apenas o áudio dos seus vídeos favoritos. Nem toda aula no Youtube é visual, podendo ser absorvida facilmente em forma de áudio, sendo assim faça download do áudio, coloque no seu celular e escute quando e onde quiser, inclusive sem internet.

Um dos sites que fazem download do áudio de vídeos do Youtube em boa qualidade é o Y2mate; basta colocar o link, esperar carregar, escolher se deseja baixar áudio ou vídeo fazer o download para seu PC ou celular.

Observação: Uma boa dica para manter vídeos ou áudios no smartphone é numa nuvem em algum e-mail seu, assim não compromete tanto o espaço disponível no celular.

6. Assista vídeos principalmente na fase de revisão

Está chegando a data da prova e você já leu tudo o que precisava? A dedicação à pesquisa e a assistir aos vídeos pode ser mais. Muitos canais no YouTube fazem aulões destinados à reta final dos estudos, com dicas e resumos essenciais que você vai precisar saber para a sua prova.

Basta pesquisar por aulões específicos de alguma matéria que você deseja revisar ou algo mais geral destinado ao edital do seu concurso. Junte esses vídeos aos seus resumos, pratique muitas questões e prepare-se bem para a prova.

Extra: 15 canais no YouTube para estudar para concurso público de graça

Confira a seguir uma lista com alguns dos melhores canais com conteúdos ricos, ministrados por professores e profissionais já aprovados em concursos.

Na lista você vai encontrar canais sobre matérias básicas, conteúdos também para ENEM e vestibulares, além de conteúdos para carreiras jurídicas, policiais, administrativas, aulas motivacionais, exercícios, resumos e muito mais.

 

Basta clicar no nome para ser direcionado à página:

  1. Canal Concurso Virtual;
  2. Canal Prova Final;
  3. Canal Calcule Mais – Professor Vandeir;
  4. Canal Oficina do Estudante;
  5. Canal AulaLivre.Net;
  6. Canal Aula De;
  7. Canal YouTube Edu;
  8. Canal Descomplica;
  9. Canal Me Salva!;
  10. Canal Estúdio Aulas Concursos;
  11. Canal Bitolei;
  12. Canal Gran Cursos;
  13. Canal AlfaCon;
  14. Canal Estratégia Concursos;
  15. Canal Fernando Mesquita.

Vale a pena estudar para concurso pela internet?

Conforme dito no início do artigo, a internet veio para ajudar os concurseiros. Um novo mundo com conteúdos ilimitados, com uma maioria gratuita, desde textos a vídeos e resumos, está disponível para quem deseja ampliar seus estudos. Portanto, podemos dizer que vale a pena sim!

Importante não considerar as videoaulas como sua única ferramenta de estudo, pois nem mesmo os cursos online são compostos apenas por vídeos. Um estudo eficaz envolve leituras, releituras, esquematização em mapa mental ou resumo, práticas de questões e provas, e a repetição de todo esse ciclo quantas vezes for necessária.

Portanto, vale a pena estudar para concurso público pela internet quando todo o conteúdo do edital é explorado, incluindo os vídeos do YouTube como apoio. Seja por meio de conteúdos grátis ou pagos (cursos online), tenha a internet como aliada da sua aprovação em concursos sim!