Antecipação da Restituição do Imposto de Renda no Itaú: como funciona?

Publicidade

Na antecipação da restituição do imposto de renda no Itaú o dinheiro cai na sua conta na hora, o processo pode ser feito de maneira online e você paga em uma única parcela. Quer saber mais? Confira nesse artigo.

Publicidade

Como funciona a antecipação da restituição do imposto de renda no Itaú?

A antecipação do Imposto de Renda é um empréstimo para que você não precise aguardar até a restituição do Imposto de Renda para receber o dinheiro. Você recebe o dinheiro em uma parcela e ele cai direto na sua conta corrente.

Para solicitar o empréstimo para antecipação do imposto de renda é preciso que você indique o Itaú para receber a restituição. Dessa forma, o crédito no valor da sua restituição cai direto na sua conta e você paga quando receber a restituição. 

Publicidade

A taxa de juros é de 1,73% a 6,87% a.m. O valor pode varia de R$200,00 a R$5.000,00 e o pagamento é feito em parcela única. Porém, não pode ser solicitado por negativados. 

Cancelamento

Publicidade

Você pode cancelar o contrato em até 7 dias corridos contados a partir do dia em que o valor é creditado na sua conta. O cancelamento é feito pelo pagamento do valor atualizado, comr estituição dos juros e encargos cobrados até a data do cancelamento.
Você pode solicitar o cancelamento para o seu gerente, através das centrais de atendimento, pelo chat no celular e pelo Internet 30Horas, seguindo o passo a passo: Menu > Crédito > Empréstimo Pessoal > Cancelar.
O débito será feito em conta e você pode acompanhar pelo seu extrato, ou pelo pagamento do boleto.

Pagamento

Você pode solicitar o pagamento antecipado de uma ou mais parcelas a qualquer momento. A solicitação pode ser feita através do seu gerente, das centrais de atendimento, chat no celular ou através do Internet Banking, seguindo o passo a passo: Menu > Crédito > Antecipação da restituição do imposto de renda> Cancelar.

Publicidade

Caso tenha recebido a restituição do imposto de renda, o débito do empréstimo acontece automaticamente em sua conta em até 3 dias após o recebimento do valor. Caso não tenha recebido a restituição, o débito do empréstimo ocorrerá na sua conta na data limite em dezembro.

Como solicitar?

Você pode solicitar a antecipação da restituição do seu imposto de renda da forma que achar melhor:

Internet Banking: basta acessar a sua conta corrente e escolher o menu > crédito > antecipação da restituição do IR. Você pode escolher o valor que quer antecipar, conferir a taxa do empréstimo, ver o valor que você vai pagar e a data limite do pagamento. Depois, para contratar, é só digitar a senha do cartão.

Publicidade
Publicidade

Itaú no celular: basta acessar a sua conta corrente e ir em serviços > crédito > antecipação da restituição do IR.

Caixa eletrônico Itaú: vá até o caixa mais próximo, coloque o seu cartão, digite a senha e selecione crédito > antecipação da restituição do IR.

Se você não tiver crédito pré-aprovado para a antecipação do Imposto de Renda, basta ir até uma agência Itaú e falar com o gerente ou ligar na Central 30 Horas através dos telefone 4004 4828 para Capitais e regiões metropolitanas ou 0800 970 4828 para demais localidades. 

Lembrando que será necessário apresentar o recibo de entrega da declaração, em que consta a indicação do banco Itaú para recebimento da restituição e o protocolo de envio à Receita Federal. 

SAIBA MAIS!