Carregando a informação...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais de 50% do país está endividado.

É isso mesmo! Não sei se você sabe, mas de janeiro de 2018 até janeiro de 2023 o número de endividados, no Brasil, cresceu em quase 20%, alcançando o valor de 70,1 milhões de pessoas endividadas em todo o território nacional. Este aumento é grande, e realmente traz impactos para nós brasileiros. Principalmente quando essa situação está atingindo mais da metade do país.

Esse aumento, não foi somente no número de endividados, mas no valor das multas. Houve um aumento de quase 700 reais no valor de média das multas. Em 2018, na média, os brasileiros deviam R$3.926,40, e agora, em 2023, a média de dividas está em RS4.612,30. É um valor bastante considerável, e que certamente tem impactado bastante a vida de boa parte dos Brasileiros.

Com relação a quem são aqueles que estão sofrendo mais com isso, os idosos, em grande maioria, estão incluídos nesse grupo de endividados, e nós temos também mais mulheres do que homens, endividados. Então, idosos e mulheres, estão no topo dessa lista de endividados.

Como nós já comentamos, a maior parte dessas dívidas foram geradas nos últimos cinco anos, já que o aumento de quase 20% está ali. Nesse caso, a conclusão mais simples é que alguma coisa aconteceu nesse período. Então, podemos já entender qual o motivo desse aumento.

Qual é o motivo?

Das dívidas que mais subiram, as financeiras estão no topo, disparadas. Com isso, o Serasa, que fez essa pesquisa, concluiu que os fatores que trouxeram esse aumento são a inflação e os juros altíssimos, que nesses cinco anos, vieram crescendo de forma assustadora. Todo o Brasil sentiu esse impacto. Óbvio que alguns, não sofreram tanto com isso, porque tinham recursos para administrar suas vidas mesmo nesse cenário. Mas, é claro que isso só se trata de uma parte do país.

Não é de hoje que o Brasil vem apresentando dificuldades na área financeira. O país sofre com juros altos e inflações a muitos anos, e a tendência, sempre foi uma piora. Não foi a primeira vez que aconteceu um problema como aumento de dívidas no país, em um curto período de tempo. E provavelmente não será a última. Principalmente se continuarmos com problemas, como os que causaram esse aumento em cinco anos… juros altos e inflação.

Algo importante que também facilita o endividamento é a falta de conhecimento financeiro de muitos doa Brasileiros. De modo geral, nós nunca tivemos tanto conhecimento disponível sobre como lidar com questões financeiras, como investir dinheiro, como guardar dinheiro de maneira mais inteligente. Isso acaba impactando bastante a vida financeira do país, e tornando mais fácil o endividamento. Mas, de alguns anos pra cá, isso mudou bastante.

Com o crescimento do mundo digital, muitas portas tem sido abertas para isso, e muito conhecimento tem sido disponibilizado para qualquer um que tenha acesso a internet. Muito conteúdo é gratuito inclusive. Aqui mesmo, no nosso site, você pode adquirir muito conhecimento financeiro, através dos artigos de cartões, empréstimos… das dicas financeiras e etc. Assim, você pode aprender a tomar a melhor atitude para não acabar caindo no mesmo problema que muitos que não tiveram esse conteúdo disponível caíram.

Como resolver esse endividamento?

Se você faz parte desse grupo que se endividou dentro desses cinco anos, e quer saber como resolver isso, ou até se você não está inserido nesse grupo, mas mesmo assim quer saber, tanto para se precaver, quanto para ensinar alguém que você conhece, que está nesse grupo… Fique atento as próximas palavras.

Primeiro, é importante dizer que, como você leu um pouco acima, essa não deve ser a última vez que algo parecido acontece no Brasil. Nesse caso, é bom que você possa se buscar conhecimento na área financeira, e tenha mais chances de não se endividar por qualquer que seja o motivo. Você pode buscar conhecimento gratuito em sites, vídeos e etc. Ou você pode conhecer cursos pagos, que vão te fazer entender melhor o mundo financeiro, e naturalmente, vai te ajudar a não acabar entrando nesse grupo.

Agora, caso você já faça parte do grupo de pessoas endividadas, existem algumas opções… Você pode fazer o mesmo que eu comentei. Adquirir conhecimento nunca é demais, e conhecimento financeiro traz muitos benefícios. Então, você também pode começar a acompanhar esses conteúdos, e aprender a lidar com o mundo financeiro, inclusive para quitar sua dívida. Certamente na sua busca por conhecimento financeiro, não será difícil encontrar conteúdo que te ajude a sair da situação que você está. Mas há também, uma outra opção.

Para quem não sabe, o Serasa tem um programa chamado “Feirão limpa nome”, que tem como objetivo a renegociação de dívidas, que facilitam sua possibilidade de quitá-las. Basicamente, o Serasa te ajuda a renegociar suas dívidas, ou sua dívida, e você pode ganhar descontos para quitar com mais facilidade. Esse feirão costuma acontecer no final do ano, mas em alguns casos, você consegue até 99% de desconto para quitar a dívida, e sair de lá com o nome limpo! Se quiser saber mais sobre isso, você pode acessar o site do serasa e conhecer o programa que eles oferecem. Você consegue bastante informação no site.

Por último, vale a pena dizer que existem vários programas de renegociação espalhados pelo Brasil, então, você pode pesquisar e encontrar novas opções. Sempre é bom lembrar também, que você pode buscar opções de empréstimo para quitar dívidas. Mas, tome cuidado para não acabar criando uma nova. Use os conhecimentos que você adquirir no mundo digital para se precaver de quitar dívidas criando novas.

Espero que você tenha sido ajudado com essa dica! E não esqueça de entrar no site do serasa para conhecer o programa “Feirão limpa nome”! É sempre bom ter uma carta na manga. E se você já está endividado, essa é uma ótima oportunidade!

Está endividado e quer uma outra opção? Toque no botão abaixo e conheça a renegociação do banco Itaú. Ela pode te ajudar!

TOQUE PARA VER O SITE DO SERASA