Dicas de brinquedos que estimulam seus filhos

Publicidade

Você sabia da importância de estimularem os seus filhos desde cedo? Não? Pois saiba que nos dias atuais é muito interessante ter várias dicas de brinquedos que estimulam seus filhos a serem mais espertos e notáveis na escola e na vida.

Publicidade

A vários estudos que apontam que deixar crianças expostas a atividades, lugares abertos e tudo que está relacionado ao raciocínio, tem como resposta o amadurecimento mais rápido de certas áreas do cérebro. Enfim, além de ser algo super gostoso só oferece benefícios para o nosso cérebro. 

Ficou curioso (a) sobre estes brinquedos que são uma ótima oportunidade para o seus filhos? Se sim, veja abaixo alguns deles que você pode investir o seu dinheiro sem medo. 

Publicidade

Jogos de detetive:

Brinquedos que estimulam as crianças pensar é sinônimo de desenvolvimento lógico.

Publicidade

Colocar a criança para pensar e solucionar casos é uma ótima forma de excitar partes do cérebro, além de juntar toda a família. É claro!

Mesmo parecendo coisa simples, fazer o seu filho brincar e pensar em jogos diferentes vai ajudá-lo a solucionar problemas do cotidiano como na escola. 

Publicidade

Jogo de tabuleiro detetive

Xadrez:

O xadrez é um jogo super antigo mas é uma das melhores formas de ajudar o seu filho a ter raciocínio lógico. Ele é um dos brinquedos mais valorizados para o raciocínio.

O xadrez apresenta vários benefícios, como:

Ensina a pensar: 

Pois o jogo é estratégia pura, deste modo é preciso tomar muito cuidado para que o outro jogador não ganha, pois uma peça no lugar errado pode fazer a outra pessoa ganhar a partida de forma rápida. 

Publicidade

Trabalha a paciência:

Publicidade

Crianças sempre querem fazer várias coisas ao mesmo tempo. Estão descobrindo o mundo e sentem curiosidade o tempo todo. Numa época em que aparelhos eletrônicos, como celulares e tabletes, são multitarefas, o jogo de xadrez trabalha o contrário.

Paciência é fundamental no jogo. Esperar pelo movimento do outro jogador é saber dar chance para que ele faça o melhor dele.

Enquanto isso, a criança deve ficar concentrada no jogo, sem realizar outras atividades.

Cria maturidade na criança:

Como todo jogo existem erros e acertos, muitas crianças não aceitam o sentimento de derrota, mas com o jogo isso é se passado como algo normal, desta forma a criança vai se preparando para situações reais da vida. 

Criança jogando Xadrez

Jogo da velha: 

Você já tinha pensado que este jogo simples que usa apenas papel e caneta pode ajudar o seu filho a acelerar o seu raciocínio?

Não! Pois então, podemos ver que não precisamos gastar fortunas com jogos, menos é mais. 

E caso seu filho ache chato usar o clichê papel e caneta, tente mudar um pouco o jogo, usando pratos em formatos diferentes ou caso você tenha um espaço grande em casa desenhe o jogo da velha no chão e faça peças de papelão grandes para que o seu filho se sinta mais estimulado ainda. 

Jogo da velha com peças azuis e brancas

Jogo de encaixar formas:

Este jogo é ótimo para crianças a partir de um ano, pois é nesta idade que as crianças estão começando a andar e ao mesmo tempo conhecendo tudo que esta em sua volta.

Deste modo a curiosidade está aflorada, uma forma de estimular o raciocínio, controle motor, visão e várias outras áreas, é através dos jogos que se encaixa formas em suas respectivas áreas.

Mesmo sendo ainda muito pequeno  o bebê se sente excitado e aos poucos aprendem qual é o local certo e muita das vezes acabam descobrindo a cor de cada bloquinho. 

Criança jogando o jogo de encaixar as formas do montessori

Monta palavras:

O monta palavras é uma excelente forma de aguçar a curiosidade do seu filho em relação à leitura. Várias crianças acham que ficar soletrando é uma coisa cansativa, e com o brinquedo essa ação fica muito mais prazerosa para os pais como para a criança. 

Existem blocos que também vem com desenhos que tem como função atiçar ainda mais a curiosidade e aprendizagem da criança em si. 

Monta palavras infantil

Banco Imobiliário:

Este jogo super famoso entre adultos também pode ser uma bela forma de ajudar ao seu filho ser mais rápido em contas e se dar bem com a mesada recebida. 

Além disso, é preciso ter paciência e competitividade na hora da partida, pois no mesmo momento que você tem rios de “dinheiro” você pode perder tudo. E uma delicia jogar este tipo de jogo, além de ser bom para reunir várias pessoas da família. 

Jogo de tabuleiro banco imobiliário