Quem tem Bolsa Família pode ter cartão de crédito?

Publicidade

Você sabia que com o benefício do Bolsa Família, agora chamado de Auxílio Brasil, você pode solicitar um cartão de crédito? Além disso, o novo cartão do benefício oferece também a função débito e saques. Quer saber como funciona e quais são os critérios? Confira nesse artigo!

Publicidade

Como conseguir um cartão de crédito pelo Bolsa Família?

O Bolsa Família, agora chamado de Auxílio Brasil, é um benefício oferecido pelo Governo Federal para as famílias de baixa renda. E, através dele, é possível conseguir um cartão de crédito. É importante saber que, para ter a aprovação, alguns critérios são avaliados, como por exemplo, a capacidade do titular de pagar a dívida, o score de crédito e o histórico financeiro. 

Os cartões de crédito tradicionais do mercado exigem comprovação de renda para a obtenção do crédito. Alguns exigem, inclusive, que o solicitante não esteja com o nome sujo.

E, nesta comprovação, podem ser usados o salário do solicitante, pensões e benefícios do governo. Portanto, os beneficiários do Bolsa Família podem conseguir o cartão de crédito, usando o benefício como comprovante. 

Renda Mínima para Solicitar

Publicidade

Os cartões de crédito tradicionais do mercado exigem renda de 1 salário mínimo para aprovação. Porém, os beneficiários do Bolsa Família, ou Auxílio Brasil, recebem o valor de R$600,00. Assim, o cartão do Bolsa Família não exige renda mínima para solicitar.

Veja também: Cartão Rappi: como solicitar o RappiCard?

Cartão de Débito

O novo cartão do Auxílio Brasil permite compras na função débito, que foi criado para modernizar o meio de pagamento dos benefícios. Ele pode ser usado para pagar compras na função de débito automático sem precisar resgatar todo o recurso de uma só vez.

Os saques, que podem ser parciais ou integrais, podem ser feitos nos terminais eletrônicos da Caixa Econômica Federal (CEF) ou em bancos 24 horas. 

Ou, ele pode ser usado para compras em mercados, farmácias, postos de combustível e outros estabelecimentos. Além disso, a tecnologia de chip torna o cartão ainda mais seguro, o que reduz as chances de clonagem.

Publicidade

A frente do novo cartão do Auxílio Brasil vem com as seguintes informações:

  • Identificação do Programa Auxílio Brasil;
  • Número do cartão;
  • NIS do Responsável Familiar (RF);
  • Nome do RF;
  • Validade do cartão;
  • Número da conta.

E no verso: 

  • Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa;
  • Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania;
  • Bandeira do Caixa Aqui;
  • QR Code;
  • Bandeira do banco 24Horas; e
  • Bandeira da Elo ou Visa.

O cartão do Auxílio Brasil é enviado pelos Correios e entregue no endereço do que o beneficiário cadastrou no Cadastro Único (CadÚnico). Para isso, mantenha a inscrição no CadÚnico atualizada. A atualização dos dados pode ser feita pelo site ou app do Cadastro Único. 

Para atualizar os dados, é só apresentar os documentos pessoais do representante familiar e de todas as pessoas que moram na mesma casa. 

Ao receber o cartão, será preciso cadastrar a senha. Para isso, basta acessar o app do Caixa Tem, selecionar a opção Auxílio Brasil e clicar em ‘Criar a senha do cartão’.