Dicas de profissionais: Como fazer bolos fofinhos

Um bolo fofinho é algo que todos desejam fazer, pois quando estão assim derretem na boca de uma forma maravilhosa, não é mesmo? Ainda mais quando se tem dicas de profissionais de como fazer bolos fofinhos, assim os tornando mais deliciosos e desejados por todos. 

links patrocinados

Dicas para bolos fofinhos

Se você ama fazer bolos para um simples café ou até mesmo um aniversário, mas ainda deseja deixa-lo bem fofinho, siga nossas dicas abaixo e se surpreenda. 

links patrocinados

Deixe tudo separado na hora de fazer os bolos: 

O primeiro passo antes e começar a receita é separar todos os ingredientes e separá-los na quantidade certa, pois ninguém merece sair no meio da receita caçando as coisas pela cozinha, não é mesmo?

Então não se esqueça, para o sucesso do seu bolo, preste atenção nas quantidades de ingredientes e o que deve ser usado como talheres, acessórios e tudo mais. 

links patrocinados

Untar a forma: 

Prefira manteiga ou óleo, já que a margarina tem muita água na composição e menos gordura. E sempre unte a forma antes de começar a massa, para não correr o risco de deixá-la “descansando” por um tempo desnecessário e que acaba atrapalhando.

Pré aqueça o forno para os bolos: 

Um dos erros que muitos cometem é jogar a massa do bolo no forno frio, assim atrapalhando o cozimento da mesma quase que 100%.

Para isso não ocorrer, pré aqueça pelo menos uns 10 minutos antes, assim a massa não irá correr o risco de queimar por cima e ficar crua por baixo . 

Tudo peneirado para os bolos:

Parece algo sem necessidade, mas tem grande importância pois este simples ato deixa sua massa mais aerada, leve e fofinha, então passe na peneira, açúcar, farinha, chocolate em pó e tudo que for necessário.

Amido de milho na receita:

Esse segredo poucos sabem, e ninguém imagina a diferença que faz na massa, nos estados unidos já é bem comum usar este ingrediente na receita, pois a principal função dele é deixar a massa bem leve e super mas suuuuper macia.

Faça sua receita normal, depois de colocar a farinha, coloque pelo menos uma xícara de amido no meio dos ingredientes e veja a mágica acontecer.   

Mexidinha mágica no fermento: 

Saiba que o fermento envelhece como qualquer outro tipo de ingrediente, por isso, antes de usá-lo na sua receita, de pequena batidinhas no pote e depois coloque um pouco do mesmo em um copo com água, se o fermento não borbulhar saiba que ele já esta velho e não fará efeito em sua receita. 

links patrocinados

Manteiga vs Margarina:

Apesar de a margarina ser mais barata e render mais que a manteiga, as duas têm diferenças bem grandes na composição.

Claro que seu bolo vai dar certo com a margarina, porém, a manteiga, que é mais gordurosa, confere uma textura muito mais aveludada à massa. Se possível, prefira usá-la.

Nada de ficar batendo a massa demais:

Todo mundo acha que quando mais batemos a massa, mais ele irá ficar bonita e saborosa, mas não se engane! Para ter uma massa fofinha é preciso bater o mínimo possível sua massa, principalmente a farinha de trigo.

links patrocinados

O indicado também, é bater a massa na mão, nada de bater no liquidificador ou batedeira, assim os movimentos serão mais suaves e delicados, e você terá uma massa incrível. 

Cuidado com açúcar e óleo para os bolos:

Nada de ir tacando os dois na receita, respeite o que está sendo pedido, pois os dois são mestres em deixar a massa bem pesada e quase que imastigável. Então tome muito cuidado! 

Tamanho da forma dos bolos: 

Algo que gera dúvida de confeiteiro armadores, pois quase sempre nunca sabemos qual usar. Mas saiba que o ideal é usar na qual que a preencha até 3/4 dela, nem a mais, nem a menos. Se quiser um tamanho menor, dívida em mais formas.

Nada de ir abrindo o forno toda hora:

Essa mania super errada que muitos têm de abrir o forno a cada 5 minutos pode deixar sua massa fina e dura, o ideal é abrir pelo menos a cada 30 minutos, assim você não irá atrapalhar na temperatura do seu forno e massa. 

Nada de demorar no cozimento: 

Parece  muita besteira, mas acrescentar o fermento por último também tem seu motivo: ele começa a agir, fazendo suas reações químicas com os outros ingredientes da massa e criando toda a estrutura para o bolo perfeito. Se deixar fora do forno, esse processo pode ser prejudicado e, seu bolo, uma história para contar.