Dicas para conseguir conciliar os games com os estudos do seu filho

Nem precisamos ser pais para saber eu criança ama jogar um videogame, esta tecnologia que afeta todas as famílias brasileiras, e muitas das vezes é um grande problema por não ter dicas para conseguir conciliar os games com os estudos do seu filho, assim afetando estudos e a vida social da criança. 

PUBLICIDADE

Dicas para conciliar o games com estudo

Se seus filhos amam videogame e isto está atrapalhando o rendimento escolar, veja abaixo algumas dicas que você pode aplicar em casa e ter um ótimo entendimento com o seu filho quando se trata de jogos. 

Nada de proibir os games: 

Um erro de vários pais é proibir a criança de jogar e divertir, mas saiba que isso é errado, deve-se entender que a criança vive em uma era completamente diferente que as dos pais, então optar por tirar vai gerar problemas maiores. 

PUBLICIDADE

Uma dica que deve ser usada, é apenas estipular um tempo para que se jogue, e se possível logo após que as tarefas sejam feitas, assim o seu filho irá entender a importância do tempo e de conciliar duas coisas ao mesmo tempo. 

Converse sempre:

Sabemos que um diálogo resolve 90% dos problemas, e isso não seria diferente com a criança, sempre que ele insistir em jogar, explique a situação, tente mostrar que a escola é importante, que após os estudos ele terá tempo para jogar, mas que é preciso um controle sobre isso, e isso irá dar vários resultados positivos. 

Finais de semana de descanso de games:

Saiba que não é preciso proibir o seu filho sempre, os finais de semana são ótimos para este momento de descanso e divertimento.

PUBLICIDADE

Além disso, separe um tempo para jogar com o seu filho, assim você saberá melhor o que ele está jogando e assim aumentando até a intimidade entre vocês dois. 

Games educativos: 

Como seu filho está com dificuldade de estudar por conta dos jogos, que tal conciliar os dois para um motivo maior que é os estudos?

No mercado é possível encontrar jogos com qualquer conteúdo educativo, como matemática, história, geografia e muito mais. 

Esta é uma forma de fazer o seu filho pegar gosto pela coisa, que é estudar, esta atitude e mudar a forma de estudar vai fazê-lo absorver as coisas muito mais fácil de uma forma bem mais prazerosa. 

Monte um cronograma: 

A organização é um ponto alvo para que as coisas corram de forma certa, então tente organizar a semana do seu filho com uma tabela separando tempo de estudos, brincadeiras, tempo com os próprios pais, alimentação, cursos e muito mais. 

Assim seu filho começará ter mais responsabilidade logo cedo, e saberá ser mais organizado na vida adulta, vale investir nessa ideia. 

Seja um bom exemplo:

Seu filho tirou o gosto por games através de você, seja um exemplo! Pois é bem normal que os pais fiquem horas e mais horas jogando, então se organize também, mostre a ele que tem tempo para diversão e depois para tarefas importantes do dia.

Pesquisam apontam que os filhos são os espelhos do país, eles irão repetir tudo que se vê em casa, dê bom exemplo independente da faixa etária do seu filho. 

Tenha disciplina com os games:

Nada de ser firme com o seu filho só na primeira semana e depois largar para lá, fique em cima, siga o cronograma que será feito, assim o seu filho se sentirá importante também, assim existe chances de a teimosia sumir de vez. 

Mantenha o controle dos games:

Se o seu filho não está se adaptando muito bem com a nova regra, não se preocupe, isso é algo novo para ele, seja pulse firme, não brigue e tire o videogame de vez, pois os jogos são um pouco da distração que ele tem. 

Com o tempo o seu filho saberá da importância de tudo que está fazendo, aos poucos ele irá se encaixar melhor e se acostumar, fique tranquilo e calmo, hein!