Conta Social Caixa: como funciona e como abrir?

Publicidade

Veja quais são os serviços oferecidos pela Conta Social Caixa. Leia esse artigo até o final!

Publicidade

O que é a Conta Social Caixa?

A conta social da Caixa é uma poupança para os beneficiários dos programas sociais do governo. Ela possui um limite de R$ 5 mil por mês e é usada para depósitos das mensalidades de programas como o Auxílio Emergencial e Bolsa Família.

Com ela, você pode fazer até dois saques digitais por mês, três transferências por mês para outros bancos e consultas pelo aplicativo ou site. Além disso, ela permite transferências de dinheiro, sem cartão, ilimitadas para contas da Caixa, e serviços de transferência e recebimento de Pix. 

E ela permite ainda o pagamento de contas de água, gás, energia, entre outros boletos, além de compras com o cartão de débito virtual. Outro aspecto importante é que mesmo que esteja negativo você ainda pode abrir a conta social Caixa. 

Publicidade

É importante saber também que a conta social digital da Caixa não oferece cartão físico, apenas o cartão virtual, que pode ser usado por meio do App Caixa Tem. Ele possibilita compras online em várias lojas e sites. Porém, como é um cartão de débito, é preciso ter saldo na conta social. 

Conta Social Caixa

Serviços oferecidos

A conta social Caixa não tem tarifas de manunteção e oferece serviços como:

  1. Até dois saques por mês em caixa eletrônico e casas lotéricas;
  2. Três transferências mensais para conta de depósitos em outros bancos;
  3. Transferências ilimitadas entre contas da Caixa;
  4. Até dois extratos mensais;
  5. Consultas a poupança em site ou aplicativo da Caixa;

Rendimentos

A conta social da Caixa é uma conta poupança e também oferece rendimento mensal de 70% da taxa Selic mais a Taxa Referencial (TR). Mas vale a pena lembrar que os valores são creditados apenas 30 dias depois do depósito do dinheiro. 

Tarifas

A conta social da Caixa não cobra taxas de manutenção. Porém, há cobrança caso você faça movimentações financeiras que ultrapassem os serviços básicos oferecidos pela conta.

Poupança Digital Caixa?

Publicidade

A Poupança Digital Caixa é exclusiva para quem já tem a Poupança Social Digital. Porém, na primeira não há existe o limite de R$ 5 mil para saldo e transações mensais. 

E para fazer a migração da Poupança Social Digital para a Poupança Digital Caixa, você deve ir até uma agência da Caixa Econômica Federal. Entretanto, os demais serviços são os mesmos, sem cartão físico e atendimento nos canais digitais do aplicativo Caixa Tem.

Quando a conta pode ser encerrada?

Muitas pessoas que receberam o auxílio emergencial têm a conta social da Caixa aberta e nem sabem. Isso acontece porque ela não é encerrada após os pagamentos e pode ser usada para movimentações, pagamentos, Pix e outros. Então, não é preciso abrir uma conta digital todas as vezes que o governo disponibilizar algum benefício. 

Se você quer saber se tem a conta aberta em seu nome, é só acessar o site da Caixa ou aplicativo Caixa Tem e digitar o seu CPF.

Como abrir a conta?

A conta social é aberta automaticamente para quem é cadastrado no CadÚnico e têm direito a receber os benefícios dos programas sociais. Mas, se você não é registrado, basta fazer a solicitação por meio do App Caixa Tem ou pelo site da Caixa.

VER MAIS!