Pressão alta é algo que acomete muitos brasileiros, e muitas das causas é consumo exagerado de sal ou gordura.
Além do consumo exagerado de alimentos indevidos, a falta de exercício físico também conta muito quando a pressão está fora do normal.
Se você já consultou-se com um profissional da saúde e foi diagnosticado a pressão alta, saiba que este post é direcionado especialmente para você. Vamos abordar várias dicas de como ter uma boa saúde, principalmente controlar sua pressão alta.
O que é:
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis altos da pressão do sangue nas artérias.
Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg ou 14 por 9 como é popularmente conhecida.
Causas:
A pressão alta tem uma vasta lista de motivos, além dessas que citamos logo acima. Os outros motivos, são:
- Fumo;
- Consumo de bebidas alcoólicas;
- Obesidade.;
- Estresse;
- Níveis altos de colesterol;
- Idade;
- Sono irregular;
- Menopausa;
- Doenças renais.
Se você se identifica com alguma das causas é importante ficar atento em alguns sintomas, como estes que vamos citar logo abaixo:
- Dor de cabeça;
- Falta de ar;
- Visão borrada;
- Zumbido no ouvido;
- Tontura;
- Dores no peito.
Vale ressaltar que a pressão alta é algo assintomático, que é quando não tem sintomas no início, por isso, quando a pessoa sente alguns desses sintomas com certa frequência, é importante atenção redobrada.
Como controlar:
Se você se encaixa em todas as informações citadas acima, veja nossas dicas que vão lhe ajudar ter uma vida mais saudável e uma pressão normal.
Substituir o sal:
Como já abordamos o sal é um grande vilão, por isso é de grande importância controlá-lo em todas as refeições de preferência.
Sabemos que o sal não é a única coisa que pode dar um delicioso gosto a sua comida, existem muitas opções para supri-lo, podendo-se investir em temperos como: pimenta, cebola, alho, gengibre, orégano, salsa, coentro, manjericão, açafrão, louro e alecrim. E que são de grande acesso.
É possível caprichar nesses temperos sem culpa, e, ainda, poder alterá-los e descobrir novos sabores.
Atividade física:
A atividade física é de grande importância para qualquer pessoa, além daquelas que tem pressão alta, por exemplo.
O exercício físico da grande bem estar e ainda nos previne de grandes doenças como o colesterol alto.
É importante dizer que é preciso fazer o exercício físico com regularidade, todos os dias ou pelo menos três vezes na semana, pois, se ocorrer um intervalo muito grande de um dia para o outro, o efeito será negativo.
Dormir bem:
Para ter um bom controle de pressão arterial e um fluxo sanguíneo normal, é preciso pelo menos 6 horas de sono por noite.
O ideal é que o sono dure cerca de 7 horas, sendo que dure no máximo 8 horas, pois não é benéfico para a saúde passar mais que este tempo limite,assim, aumentando o risco de doenças cardiovasculares.
Além disso, também é importante ter um sono relaxante e reparador, evitando insônias e agitações durante a noite.
Bebidas alcoólicas:
Se possível corte 100% as bebidas alcoólicas, uma que indicamos que super faz bem para a saúde, é uma taça de vinho todos os dias, nada além do que mais uma.
Cigarro:
O tabaco, em combinação com às outras substâncias tóxicas do cigarro, eleva a pressão imediatamente além de comprometer a saúde de qualquer um. Parar de fumar imediatamente é importantíssimo.
Aferir pressão:
Se possível faça isso regularmente, assim você pode fazer uma tabela de controle para o seu médico acompanhar.
Alimentos:
Quem tem pressão alta e está tentando fazer o controle, é importante evitar certos alimentos, pois alguns podem piorar o caso. E os alimentos, são:
- Bolachas de água e sal e outras bolachas salgadas;
- Manteiga com sal;
- Queijos curados;
- Batatas chips com sal;
- Azeitonas;
- Enlatados;
- Alimentos embutidos como salsicha;
- Embutidos defumados;
- Carnes salgadas;
- Peixes salgados;
- Molhos;
- Caldos de carne ou de galinha tipo Knorr;
- Refrigerantes;
- Alimentos industrializados prontos para o consumo;
- Café;
- Chá preto;
- Chá verde.
Se você estiver em uma dieta e está controlado os alimentos, vale ressaltar a importância de observar os rótulos das embalagens e procurar a quantidade de sódio, que está relacionado ao sal em tal comida.