Cursos online para concurso público: Como funcionam? Vale a pena fazer?

Pensando em prestar concurso público? Saiba que uma rotina de estudos e muita dedicação é necessária!

Para isso, você pode contar com diversos cursos online disponíveis, alguns gratuitos à sua disposição.

PUBLICIDADE

Para saber quais os melhores cursos online para concurso público e se realmente vale a pena fazê-los, confira o texto a seguir!

Como funcionam os cursos online para concurso público?

Existem centenas de escolas, grupos de professores ou outros tipos de empresa especializadas em preparação de pessoas para serem aprovadas em concursos públicos.

PUBLICIDADE

E é com a criação de cursos específicos de diferentes matérias, leis, dentre outros assuntos frequentes nos editais dos concursos que o conhecimento chega até as pessoas.

Estes sites disponibilizam materiais em forma de textos, vídeos, áudios, gráficos, infográficos e outros formatos contendo a matéria prometida.

A pessoa pode optar por comprar um curso completo para determinado concurso ou simplesmente uma matéria para reforçar seus estudos;; vai depender do que a empresa oferece.

PUBLICIDADE

Além disso, são feitos exercícios e até provas, também online. Geralmente, os sites também oferecem suporte para dúvidas diretamente com os professores para o aluno aprender, tirar dúvidas e aproveitar ao máximo o curso pelo qual pagou.

Na maioria dos casos, o aluno tem acesso ao material pelo tempo que desejar, fazendo download dos materiais e guardando para si no computador ou nuvem. Alguns cursos também contam com grupos no Facebook ou Whatsapp onde é possível discutir com outros professores e alunos sobre o tema.

Quais os melhores cursos online? 5 indicações!

O Diário Oficial DF publicou um ranking dos melhores cursos online para concursos públicos em 2019. Para essa lista foram avaliados qualidade dos materiais, qualidades professores, resultados alcançados (aprovação dos alunos) e depoimentos de alunos. Os 5 primeiros desta lista são:

1. Gran Cursos Online:

No Gran Cursos Online, você tem acesso a mais de 9 mil cursos para variados concursos públicos. Conteúdos como videoaulas ricas, PDFs completos, fórum de dúvida, monitorias diária ao vivo e muitas outras orientações para levar o aluno à aprovação.

Eles também oferecem a Assinatura Ilimitada Gran Cursos, com a qual você pode acessar todo e qualquer conteúdo quando e onde quiser por 12 meses; ou seja, com todos os materiais disponíveis, você pode fazer qualquer concurso durante o ano. No momento, eles estão oferecendo 7 dias grátis na assinatura dos cursos. Saiba mais acessando: www.grancursosonline.com.br.

2. Estratégia Concursos

O Estratégia Concursos ganha destaque dentre seus alunos pela riqueza e facilidade do conteúdo em suas apostilas e PDFs disponíveis. Tudo é muito esquematizado e didático, o que faz diferença nos estudos dos alunos.

Baixe videoaulas e os PDFs para estudar sem mesmo ter conexão com a internet! Tenha também acesso a ótimos professores, a maioria concursados e de alta referência no ramo dos concursos. E se você não curtir os benefícios, as aulas e o conteúdo no geral, pode pedir seu dinheiro de volta em até 30 dias. Saiba mais acessando: www.estrategiaconcursos.com.br.

3. Casa do Concurseiro

Para quem está estudando para concursos de carreiras Bancárias e Tribunais, a Casa do Concurseiro tem os cursos preparatórios ideais, com conteúdo e videoaulas de alta qualidade. Grande parte dos aprovados em concursos como da Caixa, Banco do Brasil, TJ, TRE, TRT e muitos outros estudaram na Casa do Concurseiro. Saiba mais acessando: https://acasadoconcurseiro.com.br.

4. AlfaCon Concursos

Um grande destaque de cursos online para carreiras policiais é o AlfaCon. Eles têm ótimos materiais, videoaulas, apostilas e muito mais para quem quer seguir essa carreira, que tem uma das maiores taxas de aprovação pelos seus alunos. Encontre também no AlfaCon provas atualizadas para treinar, apostilas com exercícios e muito mais. Saiba mais acessando: https://www.alfaconcursos.com.br.

5. Concurso Virtual

Uma ótima companhia de cursos online com preço acessível é o Concurso Virtual. Com excelente professores e um ótimo custo-benefício aos alunos, eles têm cursos para todo tipo de concurso público que esteja saindo ou por sair. Compre cursos completo ou ainda matérias isoladas para focar em determinados assuntos cobrados pelo edital. Saiba mais acessando: https://www.concursovirtual.com.br.

Outros cursos online para concursos públicos:

CERS;

Ponto dos Concursos;

Aprova Concursos.

Cursos online para concurso público de graça

E se você não tem como investir num curso online no momento, saiba que a internet existe para ajudar! Tem conteúdo de tudo o que é tipo à nossa disposição, inclusive conteúdos gratuitos.

É fácil encontrar online uma seleção de estudos para concurso público grátis, principalmente com relação a temas básicos que caem praticamente em todas as provas, como Português, Matemática, Raciocínio Lógico, Informática, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito do Trabalho, Ética do Serviço Público e muitos outros.

Clicando aqui você tem acesso a uma área gratuita de aulas do Estratégia Concursos, é só preencher o cadastro e marcar seus interesses! Ou clique aqui para conferir materiais gratuitos também de alta qualidade do Concurso Virtual.

Pesquise também no YouTube sobre aulas do seu interesse, sempre têm vídeos e até cursos completos de concursos ou matérias isoladas.

Vale a pena fazer curso online para concurso público?

Tem gente que não se dá bem estudando online, por ser algo “solitário” ou não tão dinâmico quanto uma aula em grupo presencial. Saiba que isso é tudo questão de costume e também de foco! Quem quer estudar e passar num concurso público de verdade, estuda da forma que estiver ao seu alcance. E nossa opinião, estudar online com uma boa empresa de bons materiais e suporte pode valer a pena sim! Sabe por quê?

1. Você controla seus horários de estudo

Quem estuda ou trabalha sabe que horário restrito de cursos presenciais pode atrapalhar um pouco; mas com o conteúdo online, você pode ver vídeos, ler PDFs e treinar questões do material na melhor hora do seu dia, seja numa segunda-feira ou num feriado, faça chuva ou faça sol.

2. Mais economia para seu bolso

Cursos online são bem mais econômicos do que cursos presenciais. Não somente pelos preços do curso em si, como também por não precisar comprar apostilas, nem gastar com transporte para se locomover até o local do curso, nem gastos com alimentação fora de casa.

3. Autonomia para seus estudos

Numa aula presencial, você não pode ficar pedindo para o professor para ele repetir o conteúdo 2 ou 3 vezes a mais se você não entendeu, não é mesmo? Estudando online você assiste as videoaulas e relê os conteúdos quantas vezes quiser e forem necessárias. Pause vídeos, dê printscreens, releia, grife conteúdos, faça resumos. É mais autonomia de acordo com seu ritmo de estudos.

Sendo assim, concluindo, vale a pena sim! Tenha um curso online de uma boa empresa na manga. Além disso, você não “compra” apenas vídeos e PDFs, e sim também tem acesso a professores para tirar dúvidas, grupos de alunos para compartilhar conteúdo e muito mais. Quem souber tirar bom proveito de um curso online certamente terá um grande aliado para passar no concurso dos seus sonhos.

Extra: 5 estratégias para estudar online

1. Defina a sua rotina de estudos

Enquanto não for um objetivo no seu dia a dia, não está certo. Você precisa de dias na semana e horários pré-estabelecidos para sentar, parar tudo o que estiver fazendo e cair de cabeça nos seus materiais do curso online. Disciplina é tudo para quem estuda online!

2. Não veja somente os vídeos

Parece tentador, mas não fique preso somente aos vídeos. Ao pagar por um curso online, você tem acesso a materiais riquíssimos com conteúdos completos, nos quais certamente há questões da sua prova. Tenha os vídeos como guia e apoio, não como foco. Leia os materiais, faça resumos, anotações, decore se preciso. Leia!

3. Estude num ambiente adequado

Não é porque o curso é online que você vai estudar de qualquer jeito. Tenha postura e organização, o que faz toda a diferença na absorção e concentração dos estudos.

Procure não estudar deitado na cama ou sentado no chão, por exemplo; respeite seu corpo e aguce sua mente tendo um cantinho para os estudos, como na mesa da sala ou na sua escrivaninha. No geral, sente-se num local confortável, com boa iluminação e ventilação, traga água e snacks para perto e bons estudos.

4. Não guarde ou adie dúvidas

Aproveite do fórum de dúvidas e contatos dos professores que você adquirir ao comprar determinado curso. Eles existem para te ajudar!

Não é porque é online que você tem que se virar sozinho, ok? Mande perguntas nos grupos, mande e-mails, participe de aulões online de tira-dúvidas, participe de chats, dentre outros. Aproveite os benefícios que lhe forem dados.

5. Pratique muitos exercícios

Não adianta só ler e ver vídeos, você precisa praticar as questões. Faça provas anteriores, tanto do mesmo concurso de um ano anterior quanto de outros editais da mesma bancada.

Além da matéria em si, você precisa ser bom em interpretação de texto e entender a “maldade” presente em muitas questões. Portanto, pratique muito!

Faça provas semanais, uma vez por fim de semana, por exemplo; vá contabilizando suas pontuações, vendo em quais áreas vem errando mais e assim vai remodelando seus estudos, com base nas forças e fraquezas referente ao conteúdo da prova.