Decoração com Acessibilidade para banheiro: Veja todos os detalhes

Deseja colocar uma decoração com acessibilidade no seu banheiro? Gostaria de saber mais sobre o assunto? Vamos te ajudar com dicas bem interessantes de decoração para que o seu banheiro tenha acessibilidade e possibilite que todos na casa o utilizem.

Cada vez mais as pessoas buscam mudar o modo das construções para incluir as pessoas com deficiência o que é muito importante, pois elas também são parte importante da nossa sociedade, essas medidas tornam o cotidiano dessas pessoas mais fácil.

Quer aprender como decorar o seu banheiro de modo a trazer acessibilidade a todos? Vem com a gente que esse artigo é para você! Vamos dar dicas de qual decoração usar e quais medidas tomar para que o seu banheiro seja acessível a todos os públicos.

Acessibilidade

A acessibilidade já começa a fazer parte do nosso dia a dia, o que é muito importante, pois essas pessoas que passam muitas da vezes despercebidas na nossa sociedade, são extremamente importantes e devem ter voz, devem ter o valor que merecem.

A acessibilidade é essencial no dia a dia de uma pessoa com deficiência, sem ela ela não consegue se mover, ter uma vida normal, fazer atividades simples do dia a dia, fica muito difícil ter uma vida normal.

Pensando nisso a engenharia e arquitetura evoluíram muito nos últimos anos, buscando dar mais qualidade de vida a essas pessoas o que é mais que justo, na busca por dar autonomia e qualidade de vida a essas pessoas tecnologias bem interessantes surgiram no mercado.

Alguns detalhes devem ser observados antes de se passar para a decoração:É preciso que o ambiente possua portas largas, os ambientes devem ser amplos, tenha possibilidade de mobilidade de modo que a cadeira de rodas possa transitar normalmente. O ideal é que a altura das janelas não passem de 1,35m.

Decoração de banheiro com acessibilidade

Quando assunto é banheiro com acessibilidade muitas são as formas de garantir a independência dos moradores da casa. Uma dica é colocar um lavatório semi encaixe a cerca de 80 cm, pois permite que a pessoa se aproxime, inclusive cadeirantes.

decoração com acessibilidade: tamnho dos espaços para transitar o cadeirante

As barras de apoio tanto laterais como verticais devem estar por todo o cômodo perto da pia, em cima do vaso no box do banheiro, em qualquer lugar que a pessoa precise apoiar. A maçaneta ideal é do tipo alavanca para evitar bater e machucar.

O espelho deve ser colado na parede ou ter inclinação de 10 graus.A descarga deve ter uma altura máxima de 1 metro para permitir que qualquer um consiga acioná la, já a bacia do vaso deve ter em torno de 44 cm, todos os móveis devem ser sem quina para evitar acidentes é o chão deve ser antiderrapante.

Para decoração pode ser colocado papel de parede, alguns detalhes em pastilhas mas tudo mais alto de modo que não interfira nas medidas de segurança, que seja bonito para quem vem mas não interfira em nada.

Quanto a enfeites o ideal é evitar principalmente de vidro para que não corra acidentes a pessoa possa esbarrar e se cortar, por exemplo, enfeites de pano ou plástico são bem vindos desde que fiquem em lugar que não atrapalhe a movimentação.

Em caso de deficientes visuais é importante colocar braille em todos os produtos de uso pessoal, outra dica é colocar uma placa em braille para diferenciar a água quente e fria e os locais para cada tarefa. O ideal é que o deficiente não precise de ajuda seja qual for a sua deficiência.

barra de apoio para usar o vaso sanitário

Todo tipo de deficiência

Quando o assunto é acessibilidade é importante que os cômodos tragam medidas para todos os tipos de deficiência seja auditiva, visual ou de mobilidade, é muito importante que todos se sintam acolhidos nas suas diferenças.

Medidas como:

  •  Largura das portas devem ser de no mínimo oitenta centímetros
  •  Maçanetas de alavanca
  •  Barra de apoio fixa 
  • Barra de apoio articulável,
  • Acionador para caixa acoplada 

Já ajudam em muito a vida de uma pessoa deficiente, às vezes o que para você é coisa simples para eles é essencial para que eles tenham a tão sonhada autonomia que almejam.