Decoração com Acessibilidade: Veja dicas para uma decoração

Deseja colocar uma decoração com acessibilidade na sua casa? Gostaria de saber mais sobre o assunto? Vamos te ajudar com dicas bem interessantes de decoração para que a sua casa consiga dar autonomia e segurança a todos.

PUBLICIDADE

Cada vez mais as pessoas buscam inserir as pessoas com deficiência na hora de fazer as suas construções o que é essencial na nossa sociedade, essas medidas tornam o cotidiano dessas pessoas mais fácil.

decoração com acessiobilidade

Quer aprender como decorar a sua casa de modo a trazer acessibilidade? Vem com a gente que esse artigo é para você! Vamos dar dicas de qual decoração usar, falar sobre meios que vão facilitar o dia a dia dessas pessoas tão especiais.

PUBLICIDADE

Acessibilidade

A acessibilidade é essencial no dia a dia de uma pessoa com deficiência, fica muito difícil ter uma vida normal sem um planejamento adequado, muitos são os obstáculos e para eles um simples degrau pode dificultar muito.

Pensando nisso a engenharia e arquitetura evoluíram muito nos últimos anos, buscando dar mais qualidade de vida a essas pessoas o que é mais que justo, na busca por dar autonomia e qualidade de vida a essas pessoas tecnologias bem interessantes surgiram no mercado.

Alguns detalhes devem ser observados antes de se passar para a decoração, é preciso que o ambiente possua portas largas, sejam amplos, tenha possibilidade de mobilidade de modo que a cadeira de rodas possa transitar normalmente.

PUBLICIDADE

Portas largas para acessibilidade

O ideal é que a altura das janelas não passem de 1,35 m e que a cadeira de rodas possa encaixar em mesas e escrivaninhas. Uma boa ideia é de se colocar prateleiras mais baixas de modo que a pessoa tenha acesso a todos os objetos da casa, de modo a facilitar o dia a dia.

Marcadores de chão e placas braille são dois itens que não podem faltar para deficientes visuais para que eles possam se orientar no ambiente e andar com segurança.

Inclusão para todos

Quando o assunto é acessibilidade ela deve estar disponível para todos, desde aquele parente mais idoso a crianças, aos deficientes visuais, surdos, deficientes físicos, de cadeira de roda ou muleta. 

Ou seja uma casa com os devidos cuidados para que todos possam viver bem, sem passar por dificuldades e constrangimentos. a largura das portas devem ser de no mínimo oitenta centímetros, as maçanetas de alavanca tudo para que todos participem da inclusão.

Barra de apoio articulável, barra de apoio fixa, acionador para caixa acoplada equipamento utilizado em vasos sanitários para tornar seu uso possível a todos.

Decoração com acessibilidade e barras para apoio

Dicas de decoração, acessibilidade e segurança

Se existe um item que deve ser levado em conta são os tapetes, eles podem ser grandes inimigos evite colocar tapetes na porta de casa, as pessoas podem escorregar.

Já para o banheiro eles podem ser interessantes quando emborrachados ou presos ao piso, pois nesse caso fazem o efeito contrário eles evitam que a pessoa escorregue.

É importante que os pisos sejam regulares sem transição de nível outro ponto importante é que sejam antiderrapantes. caso tenha um degrau ou uma diferença na porta por exemplo você pode colocar um piso diferente indicando ou um granito, pois aí a pessoa já fica atenta.

Para obter esse resultado regular pode se usar madeira, cerâmicas com reboco que preencha todos os vão laterais, placas de mármore, parquet. Uma ideia é colar um detalhe do lado para ficar mais bonito, buscar colocar um mimo um enfeite que seja seguro do lado dos equipamentos de proteção.

Quando você coloca uma barra no banheiro pode a revestir com um adesivo de florzinha ou carrinho, quando você coloca uma prateleira mais baixa pode colocar papel de parede em cima, fazer um desenho para valoriza a parede, é importante mesclar essa decoração com os equipamentos até para que fique mais singelo.

É importante que se disponha de boa iluminação para facilitar a acessibilidade, procure por lâmpadas mais potentes deixando os ambientes mais claros e fáceis de enxergar, de modo que a pessoa perceba os objetos no caminho e não tropece ou se machuque, cores claras são indicadas.

Quanto a tomadas e interruptores é importante colocá-los em lugares de fácil acesso perto de camas, entradas dos quartos locais onde qualquer posso usar, e o mais importante colocados em lugares que não tenha muitos objetos ou móveis impedindo a passagem.

Muitas são as formas de acessibilidade, dá para tornar a vida dessas pessoas mais tranquila de modo que não tenham que passar por certos constrangimentos desnecessários, conquistem a liberdade de acesso, que não precisem mais de acompanhantes consigam viver um cotidiano normal.