Dicas de Etiqueta para um jantar formal: Aprenda as melhores dicas

Publicidade

Quando se trata de dicas de etiqueta para um jantar formal, é preciso levar em consideração pontos importantes, pois para ter um bom jantar é preciso seguir alguma regras até como sinal de educação. 

Publicidade

Um boa etiqueta a mesa vai fazer o seu jantar seguir de uma forma calma e tranquila, sem constrangimentos, e não se engane! Ter etiqueta a mesa não é algo tão impossível de se manter. 

Dicas de etiqueta de uma mesa

Se você tem algum jantar importante e quer ter ideia de algumas dicas de etiqueta, aprenda conosco neste post tudo o que você precisa saber. 

O talher:

Muitos acham que o talher deve ficar jogado em algum canto da mesa, mas isso é um ponto grave, é preciso colocá-los sobre o prato enrolados em algum pano ou em pontos de apoio do prato. 

Pratos:

Publicidade

Durante uma troca de pratos, ou se a pessoa estende o prato para facilitar ser servida, ou se vai ao bufê servir-se uma segunda vez, os talheres usados não devem ser deixados sobre a toalha da mesa. Nunca se esqueça!

Sujeira:

Nunca deixe sujo os pratos onde estão servindo a comida ou até mesmo quando for servir um prato pronto, sempre limpe as bordas. 

Cotovelos na mesa:

Esta é uma dica que quase todo mundo sabe e usa. Colocar os cotovelos à mesa passa uma sensação de desleixo.

Então quando for se sentar, encoste as costas sobre a cadeira e coloque somente o antebraço sobre a mesa, mas nunca mais do que isso. 

Término da refeição:

Publicidade

Sempre quando se termina uma refeição e você não irá repetir, pegue o garfo e faca e deixe em paralelo meio que formando um X. Isso mostrará que você gostou da comida e está satisfeito.

Guardanapo:

Pode parecer  até fora de moda, mas jantares formais exigem a presença de um guardanapo de tecido.

Normalmente ele estará à esquerda, ao lado dos talheres, ou no centro do prato.

Desdobre o guardanapo e coloque-o aberto no colo, levando-o aos lábios sempre que necessário e antes de beber vinho ou água.

Facas específicas:

Caso você irá servir para seus convidados 2 tipos de carnes como vermelha e branca, é preciso colocar sobre a mesa a faca certa para cada tipo de carne.

Pois cada corte de faca é diferente para cada tipo servido, como a do peixe por exemplo que deve ter um corte liso. 

Aguarde para se levantar:

Um erro bem comum é levantar assim que terminar e não esperar os outros convidados, uma pessoa de etiqueta que se preze, espera todos os convidados comerem e o jantar acabar para se retirar da mesa. 

Xícara:

Se após o jantar for servido um chá ou café, nunca segure a xícara com duas mãos, pois isso irá passar insegurança para os outros convidados.

Sempre encaixe o dedo indicador na alça da xícara e de goles bem delicados, nada de ficar sugando a bebida. 

Pouca comida no prato: 

Mesmo que você esteja a horas esperando pela comida e esta com muita fome, coma em quantidades pequenas, caso não se sentir satisfeito pode repetir, mas seguindo o mesmo processo. 

Talheres após serem levados à boca:

Assim que levar um talher à boca, nunca volte-o para a mesa. Depois de usá-lo, você deve colocá-lo no centro do prato, em posição de descanso (como os ponteiros do relógio quando marcam 4h ou 6h).

Além disso, evite gesticular com talheres nas mãos. Ao falar, pouse o talher na borda do prato, evitando assim jogar comida na mesa e nos outros convidados.

Apresentação:

Caso os seus convidados não conhecem entre si, apresente um de cada vez para deixar um ambiente mais descontraído na hora do jantar. 

Toalhas sobre a mesa:

Nunca! Mas nunca use toalhas ou guardanapos em cores chamativas sobre a mesa, pois isso irá deixar um ar meio intenso demais, o indicado é fazer o uso de cores como o gelo, bege e até mesmo o branco padrão. 

Em casos de massas:

Se o seu jantar é de massas e vinhos, é importante enrolar de forma delicada a massa sobre o garro, além disso se o prato tiver algum tipo de folha, as dobre junto com a massa que será levada a boca, nada de ir puxando com a boca massa que foi feita.