Dicas para cabelos oleosos: Aprenda a lidar com o seu cabelo!

A oleosidade no cabelo é algo que afeta milhões de brasileiros e nem sempre tem uma causa aparente, mesmo sendo algo simples, pode gerar grande incômodo, principalmente durante o dia. Nem sempre indivíduos que sofrem com este problema sabem de algumas dicas para cabelos oleosos. 

PUBLICIDADE

Para quem não sofre com esse mal acaba achando que a outra pessoa não tem o cuidado devido e tem como consequência a sensação de achá-la “porca”. Mas não se engane! É muito normal que a pessoa não consiga controlar este grande incômodo. 

Mulher olhando com um olhar preocupada para os seus cabelos oleosos

Se você se encaixa neste exemplo e sofre de oleosidade em seus fios, aprenda conosco várias dicas que irão lhe ajudar a combater esse problema que afeta milhares de pessoas por todo o mundo. 

PUBLICIDADE

Lavagem em dias intercalados:

Se seu cabelo é oleoso e você costuma lavá-lo diariamente, o excesso de oleosidade pode estar sendo provocado por esse hábito. Ficar muito tempo sem higienizar os fios pode aumentar a produção de óleo, porém, enxaguá-lo todos os dias pode ter o mesmo efeito.

Por isso, é super interessante intercalar as lavagens dia sim, dia não, e utilizar produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Se você for adepta dos shampoos anti-resíduos, procure usá-lo somente uma vez por semana, para não causar o efeito rebote e assim provocar ainda mais o acúmulo de oleosidade.

Aprenda usar o shampoo e condicionador: 

O manuseio do condicionador e da máscara é uma das dificuldades de quem possui os cabelos oleosos. Ao contrário do que se pensa, os cosméticos devem ser usados no banho assim como é feito nos outros tipos de cabelo.

PUBLICIDADE

A diferença é que a composição dos dois deve ser mais leve, e os produtos não podem ser passados na raiz dos fios. O oleosidade da raiz consegue suprir sozinha as necessidades nutritivas dos fios e assim nada de creme condicionador na raiz, hein! Sempre passe somente do meio para baixo até as pontas. 

Enxágue bem para evitar cabelos oleosos: 

Deixar resquícios de condicionador e shampoo nos fios, pode gerar a oleosidade, então enxágue o máximo possível para não ter este problema. 

Água quente nunca mais: 

A água quente pode ser a verdadeira inimiga do seu cabelo, pois ela estimula a produção do óleo capilar. Além disso, a água quente pode deixar suas madeixas ressecadas e cheias de pontas duplas. 

Então sempre que for lavar o cabelo, comece com água morna e termine com água fria para fechar as cutículas do fio e minimizar a produção de óleo desnecessária. 

Evite ficar passando a mão em seu cabelo:

Mexer o dia todo no cabelo, seja por mania, timidez ou para mudar o lado da repartição, também é um hábito ruim de nós mulheres e que deixa nossos fios com aspecto pesado.

O acúmulo de sujeira ao longo do dia, suor e gordura das mãos podem favorecer a produção de óleo. Então faça outra coisa quando essa vontade aparecer. 

Não use o secador muito quente perto da raiz:

O calor perto da raiz produz a mesma resposta da água quente, como proteção o cabelo vai produzir mais oleosidade ainda, então evite sempre que possível esta mania. E também tente secar o cabelo em uma temperatura mais branda. 

Use o finalizador certo:

O finalizador ainda pode ser usado neste tipo de cabelo, basta ter cuidado na hora de usar e escolher qual o melhor produto.

E não é porque seus cabelos são oleosos que você não deve usá-los.O ideal para o tratamento é apostar nos leave-ins mais fluídos e leves, que apenas selam e protegem os fios da chapinha, secador e babyliss. 

Faça hidratações para os cabelos oleosos:

Muitas mulheres acham que hidratar o cabelo pode gerar ainda mais a oleosidade, mas não se engane!

A hidratação só gera benefícios para o fio. Saiba que o hábito de não hidratar vai deixar os seus fios mais ressecados e deste modo vai aumentar a necessidade de gerar a oleosidade. 

Use os produtos necessários para este tipo de cabelo: 

Outro erro muito comum de quem tem fios que ficam oleosos com facilidade é usar produtos que não são os mais indicados e que gera vários problemas.

É importante investir em uma linha de cuidados que higienize em profundidade o couro cabeludo e a raiz dos cabelos ao mesmo tempo que não agride a fibra capilar, especialmente quando usado todos os dias, deixando os fios equilibrados e hidratados. Que é algo que buscamos quase sempre para os nossos fios.