Dicas Para cuidar do meio ambiente: veja dicas de reciclagem

Todos nós sabemos que o mundo vem passando por um crise ambiental muito severa, onde já foi alertado sobre o aquecimento global diversas vezes, com isso o aumento de dicas para cuidar do meio ambiente vem ocorrendo no meio da população mundial, assim tendo respostas muito positivas. 

dicas para ajudar conservar o meio ambiente

PUBLICIDADE

Caso você queira fazer a diferença, mesmo que seja pequena, veja nossas dicas abaixo e faça do mundo um lugar melhor. 

Nada de sair cortando as árvores:

As árvores são o ponto principal do bom oxigênio e do funcionamento do meio ambiente, pois sem elas o calor aumenta, a seca parece e todo ser sofre de uma forma inexplicável. 

Preserve a sombra que você tem em casa, não corte a árvores por fazer sujeira ou por ter outros planos no local, caso for necessário arrancar-la plante-a em outro local. Além da beleza, as árvores são garantia de vida na terra. 

PUBLICIDADE

Lixo só na lixeira e ajude o meio ambiente:

O ser humano tem uma mania horrorosa de jogar lixo em rios, e muita das vezes nem preocupam com os resultados futuros. Saiba que o lixo pode matar a vida aquática, poluir nascentes e destruir grandes rios. 

Não jogue lixo na margem de rios e nascentes, e nem desmate as árvores em volta do mesmo, pois elas são importantes para o bom curso da água. 

Não pesque em determinada época por causa do meio ambiente:

Já é lei, existem as épocas certas para poder pescar, pois na época de reprodução é proibido e pode gerar multas altíssimas!

PUBLICIDADE

E também vale ressaltar que existem locais específicos para pesca, que são preparados apenas para isso. Então nada de sair pescando em qualquer local. 

Controle o consumo de água: 

Sabemos que a porcentagem de água doce em nosso planeta é super baixa, por isso é muito importante economizar ao máximo possível, nada de deixar torneiras abertas e banhos demorados. 

Se possível pegue galões de água e encha em épocas de chuva, assim você pode usar esta água para limpeza da casa. 

Evite o uso da sacola para o meio ambiente:

A sacola pode poluir vários ambientes como terrestres e marinhos, para isso não ocorrer mais, evite o uso da sacola, compre alguma sacola de pano para ser levada nas compras do supermercado, ou compre aquele carrinho que é bem utilizado e prático.

Não use muito o carro:

Caso você é o tipo de pessoa que usa o carro para ir na esquina, pare! Tente andar mais a pé ou até mesmo de bicicleta, além de fazer um bem danado a saúde, você vai estar ajudando o meio ambiente com uma simples atitude. 

Dicas de reciclagem para o meio ambiente:

Para ajudar ainda mais neste processo de ajudar o meio ambiente, veja abaixo algumas dicas de reciclagem que você pode fazer em casa com simples passos.

Existem alguns materiais que não são recicláveis, porém não devem ser descartados no lixo comum  como outros materiais, pois em função do alto grau de poluição e contaminação que geram no meio ambiente. 

Já os equipamentos eletrônicos, pilhas, baterias de celular e lâmpadas, por exemplo, devem ser entregues em locais apropriados. Muitos estabelecimentos comerciais já recolhem estes produtos para encaminhá-los à empresas que fazem o descarte de forma apropriada, sem prejudicar o meio ambiente.

Separe o lixo de forma correta, separe o papel, plástico, vidro, lixo orgânico e lixo material, pois com este costume é mais fácil que a reciclagem ocorra. Além disso, enrole o vidro de forma correta, para não ocorrer cortes graves, se possível coloque-os em uma garrafa pet ou caixa. 

A queima de poliéster, carpetes e tapetes de nylon, e vestimentas de plástico como sapatos pode produzir fumaças tóxicas. Descarte de forma correta, pois se ocorrer esta queimada com certa frequência pode gerar problemas para a sua saúde. 

Caso você tenha móveis em casa que não usa mais, tente reutilizado dando alguns toques especiais, caso não consiga tente vender para algum topa tudo, mas nunca jogue em terrenos baldios, que é um costume que ocorre com certa frequência. 

Vale ressaltar que eletrodomésticos não podem ser queimados, pois tem gases que são liberados e tem grande chance de gerar intoxicação. Pegue o seu eletrodoméstico e doe para alguém ou para locais que estão precisando, assim ele terá ainda mais grande utilidade.