Dicas para evitar o consumismo: Após nossas dicas você não gastará rios de dinheiro sem necessidade

Quando viramos adultos achamos que ganhar dinheiro e cuidar é super fácil, não tem segredo algum. 

Mas não é bem assim, pois diariamente deparamos com ofertas e produtos que nos chamam a atenção, e querendo ou não, isso desvia nosso objetivo de guardar ou render o dinheiro. 

O dinheiro pode ser nosso inimigo, mas também nosso grande aliado quando usamos da maneira certa. Se você está com dificuldades de evitar o consumismo, aprenda conosco várias dicas e dê uma alavancada na forma de usar o seu precioso dinheiro. 

Seu orçamento é importante:

Fazer orçamentos e ter o controle de todas as suas despesas é super importante, pois assim  você terá noção de seus gastos e economias mensalmente. Se possível fazer uma planilha no excel e anote todos os gastos como troco e valor total. 

Controle o tipo de despesa que são as conta de água, luz, seguro, aluguel, alimentação, após isso, insira o valor de cada uma ao lado. Some todos os números e adicione 10% ou 20%, considerando pequenos gastos que não foram esperado.

Cartão de crédito:

O cartão de crédito vem substituindo drasticamente o dinheiro em espécie, pois com ele clientes ganham vários benefícios e praticidade.

Mesmo sendo bastante usando, pelo menos 15% da população ainda tem um certo receio de usá-lo, mas saiba que usando com consciência o cartão de crédito pode ser seu grande aliado. 

Economia:

Se possível nunca deixe de economizar, pois, assim você pode se preparar para problemas financeiros futuros. 

Mas tome muito cuidado, já que muitas vezes essa quantia guardada é usada como justificativa para o consumo desenfreado em coisas desnecessária em certo momento. 

Mas vale lembrar que esse valor não vai sobrar para sempre, principalmente se você continuar gastando. Por isso, não perca a sua reserva de vista, mesmo que não precise recorrer a ela.

Procure ajuda: 

Se você já tentou se controlar nos gastos desnecessários mas nunca conseguiu sozinho, saiba que não é errado procurar ajuda de um médico ou um consultor financeiro. Pois, esta compulsão às vezes está relacionada com doenças, como:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Problemas emocionais;
  • Dramas familiares;
  • Insatisfações pessoais e profissionais;
  • Dificuldade de raciocínio matemático;
  • Problemas de disciplina, entre muitas outras coisas.

Estabilidade financeira:

A compra sem limite pode fazer o dinheiro da família inteira diminuir e assim afetando todos. Por conta disso, fazer planos para o futuro ou montar a famosa reserva de emergência que pode ser sua salvação.

Além disso, toda a família pode sofrer os resultados negativos desse tipo de comportamento como citamos anteriormente, e assim, podendo até mesmo passar por apuros devido à falta de capital monetário para bancar suas necessidades básicas e essenciais.

Evite shoppings:

Quando iremos ao shopping nos deparamos com vários tipos de lojas, que querendo ou não influencia o gasto desnecessário. 

Vá neste ambiente quando for de extrema urgência, assim você evitará o consumismo exagerado. 

Compra por emoção:

Da mesma forma que come mais quando está nervoso, revoltado ou carente, também gasta mais quando está descontrolado emocionalmente. Tente não comprar coisas quando estiver passando por este tipo de problema emocional. 

Parcelas:

Parcelas os produtos quando for necessário, é sempre indicado juntar o dinheiro preciso e pagar a vista. Além disso, nesta opção mais econômica existem grandes chances de ganhar um belo desconto. 

Reaproveite:

Reaproveite as coisas que tem. Se tratar bem o que já tem, não terá a necessidade de comprar algo de novo para o substituir, e deste modo o produto irá durar mais do que o necessário e gerar uma economia que todos procuram.

Simplificação:

Simplifique a sua vida corrida para economizar dinheiro e anos de sua saúde mental. Faça mudanças de vida que ajudam a melhorar as suas finanças.

Tente deixar o vício em coisas e aposte em criar momentos e memórias com as pessoas que lhe são de grande importância em seu dia a dia. Tenha grande prazer com atividades de baixo custo, como a leitura, caminhadas e muito mais.

Só o necessário: 

Nunca compre mais do você pode, mesmo que as tentações sejam grandes, antes de sair de casa para comprar algo, sempre faça listas, assim, você terá mais foco na hora de gastar.