Dicas para parar de fumar: Com nossas dicas você vai parar de fumar em poucos dias

Mesmo que todos sabem que é algo que só gera prejuízos para a saúde, o número de fumantes ainda é algo assustador.

Até a década passada as normas eram completamente diferentes, era permitido que se fumasse em lugares fechados, em salas de aula e até mesmo dentro de aviões.

Se você é o tipo de pessoa que fuma já algum tempo e quer parar com esse vício, aprenda conosco várias dicas que irão te ajudar durante esse processo um pouco difícil.  

O Tabagismo:

Na mente do tabagista, o cigarro é algo que gera muito prazer como, relaxamento, diminuição da ansiedade, aumento da concentração, diminuição da fome, sensação de conforto. Como podemos ver, gera efeitos psicoativos muito favoráveis.

Mas tudo isso é causado pelo efeito da nicotina no cérebro.No cigarro há cerca de cinco mil substâncias tóxicas ingeridas em uma tragada e as respostas dessa bomba de substâncias nocivas são devastadores no corpo humano.

Hoje em dia , o tratamento através de remédios contra o tabagismo inclui diversas terapias, entre elas a vareniclina, que foi desenvolvida especificamente para ajudar o paciente a parar de fumar.

Dicas para parar de fumar:

Para ajudar nesse processo todo para parar de fumar existem várias dicas que irão fazer um grande papel, e as dicas são:

Acredite em você:

Acredite que você vai parar com esse tipo de vício, lembre que você já superou outros problemas. Saiba que você é capaz. 

Motivos:

Faça uma lista de motivos que te fizeram chegar a essa decisão como, viver mais, ter uma saúde melhor, aproveitar mais a vida e economizar o dinheiro para uma viagem por exemplo. 

Orientação médica:

Fale com seu médico sobre sua vontade de parar de fumar. Está provado que o apoio e orientação de um especialista aumentam as chances de sucesso na parada do tabagismo.

Meditação:

Sempre que a vontade apertar e você acha que está fora de controle pare, respire e medite, pelo menos alguns minutos do seu tempo. A meditação super ajuda no controle da ansiedade e depressão, algo que pode ocorrer durante este processo.

Neste momento visualize seu caminho para se tornar um não fumante. Nesta etapa pode-se  fechar os olhos e começar a imaginar-se como um não fumante.

Veja você aproveitando uma atividade física. Imagine-se recusando um cigarro que alguém lhe oferecer. Veja você jogando todos os seus cigarros fora e ganhando uma medalha de ouro após esta atitude. Desenvolva suas próprias visualizações criativas.

Existe todo um processo:

Nunca para de uma vez, muito fumantes acham que para ter uma resposta positiva no seu tratamento é preciso para de uma vez só. 

Mas não se engane! Especialistas indicam que pare aos poucos, deste modo, a vontade será controlada mais facilmente. 

Reciprocidade:

Encontre um outro fumante que esteja tentando parar, e ajudem-se mutuamente com palavras positivas e ouvindo desabafos.

Vá ao dentista: 

Faça uma limpeza, vá ao dentista sempre que puder, com a aparência melhor você irá ficar mais motivado. 

Água:

Beba muita água. Água é boa de qualquer jeito e muitas pessoas não bebem o suficiente que está em torno de 2 a 3 litros por dia . Ela ajudará a eliminar a nicotina e outras substâncias químicas para fora de seu corpo e também poderá ajudar a reduzir os desejos que podem ocorrer.

Atividades prazerosas:

Se o ato de fumar está relacionado a uma sensação de prazer e relaxamento, que tal buscar outras experiências que causem uma sensação semelhante? Aproveite esse momento para se dedicar mais a atividades que te tragam satisfação como, correr, fazer exercício físico, ir a um cinema comer o prato predileto com moderação e muitos outros. 

Planeje um dia:

Quando você estiver decidido em parar de ser fumante, determine um data para ir trabalhando com o seu inconsciente. Sempre diga a você mesmo que será o primeiro dia de muitos sem fumar, isso irá lhe ajudar. 

Apoio da família:

Peça ajuda de familiares e amigos, diga que você está em um processo um pouco difícil para você, que o seu humor vai ficar um pouco diferente e eles terão que entender o seu lado. 

Exercício físico:

Comece um programa de exercícios. A atividade física é incompatível com o tabagismo. O exercício alivia o estresse e ajuda o corpo a recuperar os danos que foram causados pelo cigarro. Se necessário, comece devagar com uma curta caminhada uma vez ou duas vezes por dia.