Quando falamos sobre entrevistas de emprego muitas pessoas começam a suar frio, pois o medo de como se comportar e como adquirir a vaga toma conta.
Mas com as dicas certas de como agir diante dessa situação, vão de garantir o emprego do sonhos.
Se você é o tipo de indivíduo que está passando por uma situação parecida, aprenda conosco neste post feito especialmente para você, dicas básicas para a sua entrevista dar 100% certo.
Memória:
É praticamente proibido ir em uma entrevista de emprego sem se preparar antes, e um dos pontos focais é a memória, pois é preciso separar pelo menos 5 situações que avaliam o seu papel profissional.
Também é preciso separar desafios e soluções de cada situações que você separou, para apresentar aos representantes do RH.
Este tipo de situação é muito comum em entrevistas de competência, em que os avaliadores fazem perguntas sobre empregos passados e situações de pressão.
Uma outra dica que podemos oferecer é que quando for trabalhar sua memória, treine em frente a um espelho para que você possa ver sua evolução e tentar diminuir o nervosismo.
Primeiro emprego:
Se o seu caso é um pouco diferente do que citamos, e se for a sua primeira entrevista de emprego, saiba que é possível citar sobre situações da sua vida pessoal.
Pois com esses exemplos é possível avaliar sobre suas reações em relação a desafios, pressão e metas. E neste caso vale experiências como, viagens em grupo, trabalhos de faculdade e muito mais.
Raciocínio:
Muitas empresas têm o costume de fazer perguntas meio estranhas para o entrevistado como, “quantas bolas de gude cabe em uma casa” ou “quantos toneladas tem uma baleia”.
Mas não se assuste! Essas perguntas que parecem pegadinha foram feitas para avaliar o seu raciocínio lógico.
O mais comum é que estas perguntas sejam aplicadas em bancos de investimento e consultorias, além de empresas modernas como o Google, que é muito adepto desse tipo de questionamento.
Se você se deparar com uma pergunta desse tipo, demonstre que é capaz de estruturar seu raciocínio para chegar a uma resposta lógica, que não necessariamente precisa estar correta. Então fique tranquilo!
Nervosismo:
O nervosismo é o grande vilão das entrevistas de emprego, e ele é uma das causas mais comuns em que a pessoa se trava diante de perguntas feitas.
Algumas perguntas absurdas são feitas para que o gelo seja quebrado e assim, seja avaliado a reação de tal candidato.
Como já citamos, não existe resposta certa ou errada, o que é importante é a sua reação diante delas. Então se ocorrer uma descarga de nervosismo em seu corpo, respire e responda o que sua intuição mandar.
Temos que evitar sorrisos amarelos que aparentemente apresentam nervosismo e confusão diante de tal situação.
Faça perguntas:
As entrevistas não estão relacionadas somente em responder perguntas. É uma excelente estratégia fazer perguntas, pois isso demonstra que você pesquisou informações sobre a empresa e, em seguida, que tem interesse pela empresa e pela vaga que está sendo disputada.
Para começar, tome muito cuidado de não perguntar coisas que você poderia saber dando uma simples busca pela internet. Se a entrevista for para uma oportunidade de trainee, por exemplo, você pode perguntar como é a captação dos talentos na empresa que tanto deseja.
Mentiras:
Existem vários casos de pessoas que mentiram no curriculum para garantir a vaga de emprego. Pois saiba que a empresa acaba avaliando tão bem os candidatos que descobrem as mentiras ditas.
Imagina colocar no currículo “inglês básico” e na hora da entrevista fazem um certo diálogo com você na língua que você não sabe nada. Imaginou o climão que será feito?
Então é muito importante colocar informações só verdadeiras, para que a entrevista ocorra da melhor forma.
Seja você:
Mesmo que você esteja em situação de ansiedade, nervosismo e sobre pressão. Seja você mesmo, tente ser verdadeiro e autêntico, assim existe grande chance de ter o emprego.
Preparação:
É sempre importante está em constante processo de aprendizagem, se você quer um emprego do sonhos, estude, faça cursos que vão lhe especializar em determinada área. Faça a diferença no seu emprego para que suba de cargo e assim tenha o salário que tanto deseja.