Dicas para passar em uma entrevista de emprego: Com essas dicas o emprego será seu 

Quando falamos sobre entrevistas de emprego muitas pessoas começam a suar frio, pois o medo de como se comportar e como adquirir a vaga toma conta. 

Mas com as dicas certas de como agir diante dessa situação, vão de garantir o emprego do sonhos. 

Se você é o tipo de indivíduo que está passando por uma situação parecida, aprenda conosco neste post feito especialmente para você, dicas básicas para a sua entrevista dar 100% certo.

Memória:

É praticamente proibido ir em uma entrevista de emprego sem se preparar antes, e um dos pontos focais é a memória, pois é preciso separar pelo menos 5 situações que avaliam o seu papel profissional. 

Também é preciso separar desafios e soluções de cada situações que você separou, para apresentar aos representantes do RH. 

Este tipo de situação é muito comum em entrevistas de competência, em que os avaliadores fazem perguntas sobre empregos passados e situações de pressão.

Uma outra dica que podemos oferecer é que quando for trabalhar sua memória, treine em frente a um espelho para que você possa ver sua evolução e tentar diminuir o nervosismo.

Primeiro emprego: 

Se o seu caso é um pouco diferente do que citamos, e se for a sua primeira entrevista de emprego, saiba que é possível citar sobre situações da sua vida pessoal. 

Pois com esses exemplos  é possível avaliar sobre suas reações em relação a desafios, pressão e metas. E neste caso vale experiências como, viagens em grupo, trabalhos de faculdade e muito mais. 

Raciocínio:

Muitas empresas têm o costume de fazer perguntas meio estranhas para o entrevistado como, “quantas bolas de gude cabe em uma casa” ou “quantos toneladas tem uma baleia”. 

Mas não se assuste! Essas perguntas que parecem pegadinha foram feitas para avaliar o seu raciocínio lógico. 

O mais comum é que estas perguntas sejam aplicadas em bancos de investimento e consultorias, além de empresas modernas como o Google, que é muito adepto desse tipo de questionamento. 

Se você se deparar com uma pergunta desse tipo, demonstre que é capaz de estruturar seu raciocínio para chegar a uma resposta lógica, que não necessariamente precisa estar correta. Então fique tranquilo!

Nervosismo:

O nervosismo é o grande vilão das entrevistas de emprego, e ele é uma das causas mais comuns em que a pessoa se trava diante de perguntas feitas.

Algumas perguntas absurdas são feitas para que o gelo seja quebrado e assim, seja avaliado a reação de tal candidato. 

Como já citamos, não existe resposta certa ou errada, o que é importante é a sua reação diante delas. Então se ocorrer uma descarga de nervosismo em seu corpo, respire e responda o que sua intuição mandar.

Temos que evitar sorrisos amarelos que aparentemente apresentam nervosismo e confusão diante de tal situação. 

Faça perguntas: 

As entrevistas não estão relacionadas somente em responder perguntas. É uma excelente estratégia fazer perguntas, pois isso demonstra que você pesquisou informações sobre a empresa e, em seguida, que tem interesse pela empresa e pela vaga que está sendo disputada.

Para começar, tome muito cuidado de não perguntar coisas que você poderia saber dando uma simples busca pela internet. Se a entrevista for para uma oportunidade de trainee, por exemplo, você pode perguntar como é a captação dos talentos na empresa que tanto deseja.

Mentiras:

Existem vários casos de pessoas que mentiram no curriculum para garantir a vaga de emprego. Pois saiba que a empresa acaba avaliando tão bem os candidatos que descobrem as mentiras ditas. 

Imagina colocar no currículo “inglês básico” e na hora da entrevista fazem um certo diálogo com você na língua que você não sabe nada. Imaginou o climão que será feito? 

Então é muito importante colocar informações só verdadeiras, para que a entrevista ocorra da melhor forma. 

Seja você: 

Mesmo que você esteja em situação de ansiedade, nervosismo e sobre pressão. Seja você mesmo, tente ser verdadeiro e autêntico, assim existe grande chance de ter o emprego.  

Preparação: 

É sempre importante está em constante processo de aprendizagem, se você quer um emprego do sonhos, estude, faça cursos que vão lhe especializar em determinada área. Faça a diferença no seu emprego para que suba de cargo e assim tenha o salário que tanto deseja.