Com o estresse do dia a dia, é sempre bom ter uma maneira de tirar um pouco do estresse acumulado.
E muitos acham em um cão ou outro bichinho uma forma de se distrair e recarregar as energias gastas durante o dia.
Mas cuidar deste adorável bichinho não é um tarefa muito fácil, existem vários fatores que precisam ser estudados e aprendidos, pois cada bichinhos se comportar de um jeito, e muitos tem a grande dificuldade de fazer as necessidades em local correto, principalmente o xixi. Se o seu cão está passando por isso, aprenda conosco dicas para melhorar este costume.
Local correto:
Assim que você pegar o novo morador da casa, é super importante levá-lo no local onde será feito o xixi, pois assim ele irá aprender já nos primeiros minutos no ambiente novo onde será o seu “banheiro”.
Se você quer que o cão faça fora de casa, deve deixar bem evidente a diferença entre o que é dentro e o que é fora de casa. Muitas pessoas simplesmente deixam a porta aberta acreditando que o filhote terá acesso fácil para fora de casa. Isto pode criar outro problema, já que o filhote pode não reconhecer a diferença entre o que é fora e dentro.
Comando:
O comando é uma super ajuda quando você quer que o seu cão te obedeça, e quando falamos em necessidades urinárias uma dica que podemos lhe oferecer e que combine um comando com um frase tipo “faça o xixi” se ele ir aprendendo de petiscos sempre que isso ocorrer.
Horário do xixi:
Estabeleça alguns horários para levá-lo para o seu “banheiro” frequentemente e seja paciente com o seu cãozinho! Tente alimentar o seu filhote e leva-lo para o local nos mesmos horários todos os dias para que ele acostume com a rotina.
Um dos grandes enganos mais comuns das pessoas é de dar apenas 5 a 10 minutos para o cão e então já desistem. Caso faça um tempo que seu cãozinho não faz as necessidades, provavelmente precisa fazer, mas está apenas muito distraído para conseguir. Então paciência sempre!
Sem gritos:
O grande erro do ser humano é achar que gritar com os cães eles vão nos obedecer, mas estamos muito enganados. Pois, deste modo estaremos o assustando e até fazendo ele sentir muito medo do próprio dono.
Quando o seu cão estiver fazendo o xixi no local errado, basta falar um não e colocá-lo no local correto, desta forma ele irá aprender aos poucos a forma correta de fazer o xixi.
Passeios:
Se a ideia é que ele faça o xixi fora de casa, saia para passear logo após a refeição do filhote que já tiver com o ciclo completo de vacinação. Dessa forma, no começo do treinamento, e se possível leve o cão no colo até a rua, para evitar algum problema pelo caminho.
No caso dos cães adultos é preciso uma rotina maior de passeios, pois eles tem o costume de urinar e defecar de uma maneira mais frequente que os filhos, algo em torno de 15 a 30 min.
Atenção:
Evite ao máximo limpar as necessidades na frente do seu cachorro. Isso pode fazer com que seu cachorro entenda que assim ele chama sua atenção, e ao invés de mudar o comportamento, ele continuará fazendo o xixi no lugar errado e gerando grande estresse.
Está quase no local:
Se o seu cão já está indo no local certo mas está errando o alvo, isso quer dizer que ele já entendeu o que é para fazer mas ainda está meio confuso sobre o local correto. Nestes casos aumente a área de xixi e mostre para ele mais uma vez.
Zero tapetes:
É muito comum que os cachorros urinarem em locais com uma textura similar a grama ou terra. Eles fazem isso com o pensamento de que o xixi será absorvido e depois eles não irão colocar a patinha em cima da poça, nem receberão uns respingos durante o ocorrido.
Castração:
Quando nenhuma das técnicas surtir muito efeito em cães adultos, é recomendado por especialista à castração. Segundo eles, os cães adultos tem esse comportamento por conta da marcação de território com a urina, se ele for castrado, essa necessidade é amenizada do comportamento do animal.
Saiba que no filhote a castração não é indicada pois neste caso eles têm mais facilidade para aprender.