Dicas para uma boa redação: Tenha uma boa redação com simples dicas

Ter dicas para uma boa redação, vai lhe garantir uma ótima nota para você passar naquele curso que você tanto sonha. Além disso, o Enem esta chegando, e é de grande importância saber como se comportar neste momento de decisão.

É bem comum que entre os estudantes ocorra várias pesquisas e preparos para algum tipo de redação, pode ser para um concurso ou até mesmo para passar no curso de graduação.

Dicas para vocÊ fazer a redação

As dicas são uma mão na roda neste momento, pois é dessa forma que você aprende várias táticas que poderão ser utilizadas em várias situações. 

Caso você esteja se preparando para a sua redação e está a procura de várias dicas, fique conosco! E veja abaixo em nosso artigo várias formas de ter uma excelente redação. 

Nada complexo demais:

Quando se está fazendo a redação, é preciso fazer o uso de palavras conhecidas e adequadas, de bom entendimento.

Uma tática que é bem usada é fazer o uso de frases curtas, assim são mais fáceis de se organizarem, e assim tendo um ideia mais objetiva.

Um cuidado que se deve ter e muitos estudantes erram, é mudar o assunto toda hora, fica algo sem conclusão, caso você mude o assunto, dê corpo para o seu texto, explique de forma objetiva e ampla, assim, é possível trocar de assunto sem deixar algo sem pé e sem cabeça. 

Tenha bastante clareza: 

O segredo de uma boa redação está em não deixar nada subentendido, nem imaginar que o leitor sabe o que você quer explicar.

Mostre todo o conteúdo da sua escrita. Nunca se esqueça que você está comunicando a sua opinião, falando de suas idéias, narrando um fato. O mais importante é fazer-se entender o que é pensado. 

Ênfase: 

Sempre procure chamar a atenção do leitor com palavras fortes, cheias de significado, e se possível no começo da narrativa.

Use a mesma tática para marcar pontos importantes do seu texto. Sobretudo, uma boa conclusão é importante para mostrar o assunto escolhido para ser abordado. 

Treinos:

Muitos já sabem o passo a passo de uma redação, sabe como deve se escrever e agir em tal assunto, mas mesmo sendo algo conhecido praticamente por todos, ainda existe uma certa insegura a esse ponto de qualquer prova. 

Para o desespero não bater na hora H, treine bastante em casa, faça rascunhos dos temas mais abordados da atualidade, como política, crises e economia, pois assim você ficará mais por dentro do assunto e estará treinando a sua escrita ao mesmo tempo. 

Estruture seu texto:

É quase certo que você irá precisar de defender o assunto abordado ou alguma ideia. E para o texto ficar com uma escrita legal, faça uma introdução, que você apresenta o tema, depois o desenvolvimento onde você vai explicar sobre o assunto e defendê-lo, e para fechar faça a conclusão e o fechamento da sua argumentação. 

E relaxe! Ninguém espera que você faça uma ideia inovadora ou algo que vai mudar vidas, os avaliadores querem apenas saber se você sabe ou não organizar um texto de forma correta. 

Seja objetivo:

Nada de ficar enrolando em cima do tema, pois você não terá tempo e nem espaço para isso.

Seja objetivo, vá direto ao ponto, explore pontos que irão fazer conexão com o tema abordado. E nunca esqueça que não é preciso fazer parágrafos longos, seja claro em até 4 linhas, está ótimo. 

Saiba quais são suas dificuldades:

Muitos alunos têm uma certa dificuldade de descobrir o que lhe faz gerar mais dúvidas e erros, quando isso é descoberto a sua redação pode melhorar, e muito! 

Há quem descubra que a conjugação dos verbos é a parte mais difícil, enquanto outros acham que a organização das ideias é o que causa maior medo.

Identificando as suas dificuldades, será possível trabalhar de forma direcionada para progredir em seu assunto. 

Fique informado:

É bem comum que os temas estão relacionados com algo que está ocorrendo na atualidade, então sempre que possível pare e assista o jornal, leia um noticiário online, observe o que está acontece no país e no mundo. 

Procure informações em revistas de meio ambiente ou em novas leis que estão sendo sancionadas. Pois com uma vasta sabedoria do que está ocorrendo, você terá mais preparo e confiava para abordar tal assunto