ENCCEJA 2019 – INSCRIÇÕES, CRONOGRAMA E MAIS!

Publicidade

Você conhece o ENCCEJA? Trata-se de um exame realizado pelo INEP, aplicado em pessoas que não concluíram os estudos no período indicado. Por exemplo, se por algum motivo você teve que parar de estudar quando estava no primeiro ano do ensino médio, e deseja obter o certificado, poderá se inscrever no ENCCEJA.

Publicidade

Os inscritos no exame realizam a prova no final do ano e precisam atingir uma determinada pontuação para que possam receber o certificado. A prova envolve questões que foram abordadas em todo o ensino médio, por exemplo, por isso o cidadão deverá estudar e se preparar para conseguir passar.

ENCCEJA uma oportunidade para quem quer concluir os estudos (Foto: Divulgação)

COMO FUNCIONA O ENCCEJA?

O cidadão se inscreve no ENCCEJA quando as inscrições estão abertas, algo que acontece no meio do ano e somente pela internet. É possível escolher entre obter o certificado do ensino fundamental ou médio, mas para cada um é preciso atender a uns requisitos.

Com a inscrição realizada, o cidadão deverá se preparar. Afinal, como deixou de estudar, não deve ter conhecimento sobre todas as matérias que cairão na prova e caso deseje realmente obter o certificado, precisará de conhecimento. Depois bastará comparecer no dia da prova e responder as questões, além de aguardar o resultado. É preciso atingir uma pontuação mínima para ter direito ao certificado.

O ENCCEJA pode ser feito por jovens e adultos (Foto: Divulgação)

QUEM PODE FAZER O ENCCEJA?

Publicidade

O ENCCEJA não é um exame obrigatório, faz quem quiser. No entanto, se você optar por fazê-lo, deverá atender aos requisitos. Para obter o certificado do ensino fundamental é preciso ter no mínimo 15 anos e para obter o certificado do ensino médio é preciso ter no mínimo 18 anos.

Você deve ficar atento no momento da inscrição, pois será preciso escolher uma instituição para emitir o certificado. Depois do resultado você terá que ir até a unidade para obtê-lo.

INSCRIÇÕES ENCCEJA

As inscrições do ENCCEJA são realizadas por meio da Página do Participante clicando aqui. Os interessados devem acessar com regularidade para ficarem cientes de quando as inscrições abrirem. Será preciso preencher um formulário com dados pessoais, além de informar o diploma de qual ano deseja obter.

O cronograma do ENCCEJA está no site da internet (Foto: Divulgação)

CRONOGRAMA ENCCEJA

Na mesma página do participante também é possível encontrar o cronograma do ENCCEJA assim que uma nova edição é anunciada. A expectativa é de que um novo edital seja liberado até o final de junho, com a abertura das inscrições prevista para agosto. A prova sempre é aplicada nos meses de novembro e/ou dezembro.

Publicidade

Se você for participar leia o cronograma para saber todas as datas.

ENCCEJA E ENEM 2019

O ENEM 2018 chegou trazendo algumas novidades. Agora quem participou do ENCCEJA 2017 e atingiu a pontuação mínima para obtenção do diploma, também poderá solicitar a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2019.

Se você, por exemplo, conseguiu obter o diploma do ensino médio com o ENCCEJA 2017 e irá participar do ENEM, mas não quer ou não pode pagar a taxa, poderá solicitar a isenção e há grandes chances da isenção ser concedida. As inscrições para o ENEM acontecem entre 7 e 18 de maio.