Financiamento da CAIXA: como solicitar?

Publicidade

O financiamento da CAIXA oferece diversas facilidades para que você compre o seu imóvel. Quer saber mais? Confira!

Publicidade

Como funciona o financiamento da CAIXA?

Se você quer comprar um imóvel novo ou usado pode contar com o financiamento da CAIXA. Trata-se de uma linha de crédito habitacional onde você tem até 35 anos para pagar. Mas, como funciona? A Caixa avalia o imóvel e as condições de pagamento. E não se preocupe: conforme a modalidade do seu financiamento você pode pedir a carência para começar a amortizar o seu Saldo Devedor. 

E durante esse período você paga apenas os prêmios de seguro MIP e DFI, além da tarifa de administração do contrato mensal se a contratação ocorrer no SFH (Sistema Financeiro da Habitação). 

Assim, os juros e a amortização suspensas durante a fase de carência, serão incorporadas ao saldo devedor do contrato. E a parcela do financiamento pode ser de até 30% da sua renda familiar bruta. Vale a pena lembrar que você pode usar o seu FGTS como parte do pagamento.

financiar imóvel CAIXA

Como solicitar?

Para solicitar basta seguir o passo a passo:

  1. Faça uma simulação através do site da Caixa. Para isso basta informar os seus dados para ver o valor da prestação, prazo e outras condições
  2. Leve a documentação em uma agência Caixa e verifique a possibilidade de usar o seu FGTS e o tipo de crédito mais adequado para o seu perfil
  3. Aguarde a análise. A Caixa vai avaliar o imóvel, o valor de venda e as condições
  4. Depois da avaliação haverá a assinatura do contrato. Você precisará se dirigir até a agência e registrar o contrato no cartório de imóveis para conseguir a liberação do crédito
  5. Agora basta pagar as parcelas mensais do financiamento. Você pode optar pelo débito em conta ou boleto bancário. Nesse caso é só imprimir através do site ou app Habitação Caixa
  6. E, caso você queira amortizar o saldo devedor ou dar uma pausa nas prestações, é possível solicitar através do Internet Banking, pelo site ou na agência mais próxima 

Quais são as tarifas?

Publicidade

Para solicitar existem duas tarifas: a de avaliação do imóvel e de administração do contrato. Elas são cobradas mensalmente mas são obrigatórias apenas em operações com imóveis enquadrados no SFH. Para consultar é só acessar a Tabela de Tarifas da CAIXA. Vale lembrar que os valores cobrados não são passíveis de devolução caso o serviço tenha sido prestado, mesmo se houver desistência do contrato.

Veja também: Empréstimo para negativado Méliuz: como funciona?

FGTS

A CAIXA oferece muitas facilidades para o financiamento habitacional.Você pode, por exemplo, utilizar o FGTS para pagamento da entrada, amortização de dívida, redução do valor das prestações ou para liquidar o seu financiamento.

Além disso, você pode financiar as despesas cartorárias, como os custos do ITBI nas operações com recursos do FGTS e SBPE (SFH). E o valor liberado para o financiamento das despesas é deduzido do valor total do financiamento contratado.

Canais de Atendimento

Para consultar informações ou tirar dúvidas você pode entrar em contato através dos canais de atendimento da CAIXA:

  • Através de uma agência
  • Telefones (4004.0104 – Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800 104 0104 – Demais regiões)
  • Aplicativo da CAIXA
  • Internet Banking
TR, IPCA, Poupança CAIXA ou Taxa Fixa: qual escolher?
Publicidade

Você pode escolher diferentes modalidades de financiamento habitacional com dois fatores de correção: TR e IPCA. Eles são atualizados mensalmente com o saldo devedor na data de vencimento das prestações.

O Crédito Imobiliário Poupança CAIXA é um produto pós-fixado onde a TR corrige o saldo devedor dos contratos. Para saber mais acesse o gráfico comparativo no site.

SAIBA MAIS!