Morar em casa ou apartamento? Conheça os prós e contras

Na hora de escolher entre uma casa ou um apartamento nem sempre a escolha é fácil, podem ficar dúvidas sobre qual é a melhor opção, hoje vamos mostrar os prós e contras de cada um para que você consiga escolher se deseja Morar em casa ou apartamento.

Aqui cada detalhe conta é muito importante que a pessoa pesquise a localização os vizinhos e os comércios perto, se tem linhas de ônibus tudo para não ter dor de cabeça futura.

Morar em casa ou apartamento? Conheça os prós e contras

Morar em casa ou apartamento?

Se você quer receber dicas de compra saber as vantagens e desvantagens de se ter uma casa ou um apartamento, saber qual é mais seguro ou qual o mais caro este artigo vai te ajudar com informações bem legais, fique atento e descubra qual é a melhor opção para você, se é morar em casa ou apartamento.

Morar em casa

Morar em casa te proporciona algumas vantagens bem interessantes como ter espaço e liberdade. Ter a casa própria é o sonho de muita gente, mas alguns cuidados devem ser tomados principalmente na questão de localização, muita gente empolga no hora da compra e esquece de detalhes.

Aqui tudo conta você precisa olhar as linhas de ônibus que passam no local, se tem comércio perto, a vizinhança se é um local perigoso, uma dica fuja de morar perto de igrejas nada contra, mas faz muito barulho e no cotidiano incomoda demais.

A documentação é outro detalhe importante tudo deve ser analisado com cautela documentos como habite se, certidão negativa, escritura são muito importantes nessa hora.

Vantagens de se morar em uma casa

Morar em casa te oferece vantagens como ter mais espaço , geralmente dispõe de um jardim, ou quintal onde você pode construir uma área gourmet, plantar, dentre outras utilidades, algumas casas tem várias vagas de garagem já em apartamentos geralmente tem uma se você não quiser pagar bem mais.

Você não tem que dividir os gastos por exemplo comum em alguns condomínios, daí você só paga o que usar, outro ponto bem legal e liberdade de decoração e reforma você pode fazer tudo ao seu gosto, desde que tire autorizações de construção, quando necessário.

Você pode reunir, receber a visita fazer aquela festinha sem se preocupar em pagar multa e incomodar vizinhos, geralmente casas te dão liberdade, desde que não se extrapole muito também.

Desvantagens de se morar em uma casa 

Um ponto que mais incomoda é a questão da segurança em casa você fica mais suscetível a roubos e invasões e os ladrões têm preferência por casas até pela questão de facilidade, roubar um prédio tem várias etapas, passar pela portaria vários blocos tem muita gente para ajudar. Casa não

Um ponto você paga todas as contas sozinho, toma todos os prejuízos sozinho não tem ninguém para dividir gastos.

Outro ponto é que qualquer dano ou reparo você que é o responsável. A pessoa que tem que contratar profissionais para reparos e esse processo pode ser demorado e trazer dor de cabeça dependendo da pessoa contratada.

E por fim o preço, casas chegam a ser o dobro ou o triplo de um apartamento dependendo do tamanho, bairro e modelo, logo para quem está com orçamento apertado pode ser um problema.

Morar em apartamento

Um apartamento tem um excelente custo benefício, mas é preciso cuidado além das dicas já citadas acima com localização e documentação, que caso você não entenda do assunto indicamos até um profissional da área.

Aqui é muito importante que se procure o condomínio e peça para dar uma olhada na convenção de condomínio, vai por mim leia bem esse documento ou pode se arrepender no futuro, essa é a bíblia daquele prédio mostra tudo sobre as regras se pode ter animais, se pode fazer festas e reformas, as multas o que pode ou não fazer.

Pesquise também preço de condomínio e IPTU, dependendo do condomínio nem vale a pena adquirir.

Prós

O primeiro ponto positivo é a segurança, geralmente tem uma portaria, segurança  condomínios te proporcionam essa paz, que não é 100% porque quando ladrão quer ele entra.

O preço também é bem atrativo aqui você encontra bons apartamentos e com bom preço. Você tem com quem dividir contas e reformas da área de convivência.

Mordomias como piscina, sauna e academias são só algumas características do que esses prédios podem oferecer aos seus moradores, você tem tudo sem sair de casa.

Contra

Preço condomínio alguns são bem salgados. Não tem muita liberdade e espaço de receber visitas, tem vizinho que fica olhando no relógio deu 22 h é multa, claro que nem todo prédio da multa, por isso a importância de ler a convenção de condomínio.

Outro ponto alguns não aceitam animais.  

As vagas de garagem são limitadas, geralmente uma. O barulho pode ser um grande vilão em apartamentos é comum se escutar o que os vizinhos fazem, então cada um deve ter bom senso e uma certa tolerância.