Plantas para dentro de casa – Escolha, organização e o que não fazer

As plantas dentro de casa vieram com tudo e viraram a nova tendência de decoração, belas encantam a quem vê, hoje vamos falar sobre como escolher a sua planta, o modo de organização e o que não fazer.

As plantas ajudam a manter a qualidade do ar, ajudam a desestressar e fazem bem para o psicológico das pessoas, mas em alguns raros casos quando usadas em excesso podem trazer alguns prejuízos

Saiba tudo sobre decoração com plantas lendo nosso artigo, você vai receber dicas de como escolher a mais indicada para cada casa e clima, como manter e organizar e como evitar erros.

Plantas dentro de casa – Escolha, organização e o que não fazer

Quais melhores escolhas?

Não existe uma regra na hora da escolha da melhor planta para a sua casa varia muito, de acordo com cada caso e com o seu estilo e gosto. O que interfere são as características climáticas se a sua casa é mais quente ou úmida, se bate sol ou chove muito. Abaixo uma tabela com as plantas mais comuns em decoração interna.

Samambaia A mais famosa e mais utilizada em decoração interna, esteve em desuso, mas voltou com tudo, gosta de iluminação difusa e umidade, ideais para pendurar no alto.
Árvore da felicidade Gosta de luminosidade, diz a lenda que traz felicidade, mas deve ser ganhada, água um dia sim um dia não.
Orquídeas Lindas e delicadas bem difíceis de se cuidar, dão flor uma vez ao ano, gostam de pouca água, luminosidade indireta, é interessante estar sempre colocando substrato para dar mais força a planta, gostam de madeira
Espada de são Jorge Fora o lado místico contra mal energia, são ótimas para umidificar o ar e trazer oxigênio, se adaptam bem, retira odores, indicadas para climas secos
Cróton Gostam de bastante luz, possuem folhas grossas e podem ser encontrados em várias cores são ideais para salas.
Palmeira areca Gostam de luz direta, regar uma vez por semana são maiores, então precisam de lugares com mais espaço, muito utilizadas em quartos e salas.
Bromélia Merece ser regada de um modo especial molhando também as folhas, resistentes podem ser encontradas em várias cores. As cores amarelo, verde e vermelho predominam na plantinha
Violetas Pequenas, delicadas e super belas merecem um cuidado especial não se deve deixar cair água nas folhas para não apodrecer, gosta de umidade e luz indireta, pequenas cabem em qualquer lugar.
Costela de adão Planta de uma beleza única, tem um problema pelo fato de serem tóxicas, então não são indicadas para casas com crianças e animais, mas possuem folhas bem características que trazem um efeito todo especial ao ambiente.

Como Organizar as Plantas para dentro de casa?

Uma ideia de organização é separar as plantas por tamanho as menores na frente e as outras atrás de acordo com o tamanho, assim as maiores ficam no final. Geralmente se usa vasinhos pequenos em mesas, armários em móveis mais delicados, as médias já variam podem vir penduradas ou em cima de bancadas. Já as plantas maiores ficam no chão em vasos maiores que as permitam crescer, são as minis árvores podemos assim dizer.

Em plantas como as samambaias que tendem a crescer no sentido do chão, é interessante pendurá-las em um local alto.

O que não fazer na escolha das Plantas para dentro de casa

Um detalhe importante na hora de escolher uma planta é minha casa é úmida, se for nós não indicamos esse tipo de decoração o que acontece, uma planta vai levar água para o ar da sua casa, elas  são ideais para climas mais secos para ajudar a dar uma refrescada.

Agora se sua casa tem um clima úmido ter plantas pode causar ainda mais mofos e problemas no local. Outro ponto importante sua casa bate muito sol, chove com frequência, não pega sol. Tudo isso conta também na hora de escolher a planta ideal, não vai trazer uma planta que não suporta sol para colocar em uma janela com sol direto.

Ou ao contrário colocar uma planta que gosta de sol em um ambiente sem luz solar, frio e úmido mata a coitadinha. Não indicamos plantas verdadeiras para pessoas de vida corrida, elas têm a suas particularidades precisam de cuidados mesmo que pouco, você pode não ter esse tempo, nesse caso as plantas falsas fazem bem o efeito visual.