Por que meu pedido de cartão não foi aprovado?

Publicidade

Diversas instituições bancárias oferecem cartões de crédito. Há várias opções no mercado, com vantagens exclusivas. Porém, nem sempre o pedido é aprovado. Mas, afinal, quais são os principais motivos que levam a ter uma solicitação negada? 

Publicidade

Afinal, por que eu tive um pedido de cartão não aprovado?

Vários aspectos influenciam para que o cartão não seja aprovado. Confira abaixo os principais.

Score de Crédito 

O score é uma pontuação que vai de 0 a 1000 e ele é medido pelo SPC, Serasa e demais órgãos de proteção ao crédito. De maneira geral, o score demonstra o quão comprometido você é com o pagamento. Ou seja, se o seu score é baixo, a chance de ter o crédito aprovado diminui consideravelmente.

Publicidade

Nome Sujo

Estar negativado ou com o “nome sujo”, é algo que influencia negativamente na aprovação do crédito. Sabe por que? As instituições financeiras dão prioridade a perfis de bons pagadores, já que estão assumindo o risco de aceitar clientes com esse histórico. 

Histórico de dívidas

Publicidade

Mesmo que você já tenha quitado as suas dívidas, o seu histórico financeiro de pagamentos é levado em consideração na hora de conceder ou não crédito. Ou seja, isso pode significar um risco de nova inadimplência. 

Porém, ser correntista do banco que está solicitando o cartão de crédito, pode facilitar o processo, pois a instituição financeira tem mais informações sobre o seu perfil e sobre as suas movimentações bancárias. 

Publicidade

Entretanto, a sugestão para aumentar o risco de ser aprovado é solicitar cartões de crédito com o limite baixo a princípio. E vale lembrar que esse limite poderá ser reajustado com o passar do tempo. 

Dados incorretos 

Outro aspecto que pode prejudicar a obtenção de um cartão de crédito são os dados incorretos, principalmente as informações relacionadas à renda. Isso acontece porque o banco revisará todos os seus dados e caso encontre informações divergentes a sua solicitação pode ser automaticamente cancelada. 

Publicidade
Publicidade

Além disso, ao pedir que você comprove renda, envie todas as cópias exigidas. Isso porque a instituição pode optar por não aprovar o seu pedido só porque a sua documentação está incompleta. 

Renda 

Ao solicitar um cartão de crédito você deve avaliar caso não se enquadre na renda mínima exigida. Geralmente o valor da renda mínima exigida para os cartões de crédito nacionais é inferior ao dos cartões internacionais. Não atender a esses critérios pode ser motivo para ter a solicitação negada. 

Cartão de crédito

Por que é importante manter a saúde financeira?

Ter um bom perfil econômico requer tempo e paciência. Por isso, mantenha os seus gastos sob controle, tenha um planejamento financeiro e evite assumir mais dívidas do que pode quitar. Vale a pena lembrar que caso tenha um pedido de cartão de crédito negado, dentro de alguns meses você poderá fazer uma nova solicitação. O seu perfil de crédito é constantemente atualizado e isso pode permitir que você seja aprovado da próxima vez. 

Quais são os cartões de crédito mais fáceis de serem aprovados?

Há alguns cartões que apresentam um processo de análise simplificado. São eles:

  • Cartão Santander SX – Antigo Santander Free, oferece boas opções e você pode conseguir até anuidade grátis. 
  • Méliuz com Cashback: com esse cartão você recebe parte do seu dinheiro de volta e a aprovação pode levar menos de 5 minutos. 
  • Nubank: Um cartão com zero anuidade, aceito internacionalmente e com um limite que pode ser reajustado com o passar do tempo.
  • Cartão Inter Mastercard: Não cobra anuidade e oferece conta digital gratuita
  • Cartão Neon: com ele as suas compras podem ser aprovadas mesmo sem limite!
VER MAIS!