Carregando a informação...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você sabia que pode fazer uma renda extra fazendo a análise da qualidade do atendimento de empresas? Isso é possível mediante uma prática chamada Cliente Oculto.

Quem trabalha com isso, pode ganhar de dezenas até milhares de reais por trabalho realizado, dependendo da complexidade do projeto.

Ficou curioso e deseja saber mais sobre essa forma de ganhar uma graninha extra? Confira no texto a seguir.

O que é o cliente oculto?

O cliente oculto, que também pode ser chamado de cliente misterioso ou cliente incógnito, é uma técnica usada por empresas com o objetivo de avaliar a qualidade do atendimento ao consumidor e a sua experiência em estabelecimentos da companhia.

A partir desse método, uma pessoa é contratada para se passar por um cliente comum e realizar uma visita ao estabelecimento de alguma empresa, seja uma loja, restaurante, hotel, banco, ou qualquer outro tipo de estabelecimento. 

Ao longo da visita, o cliente oculto vai observar a qualidade dos serviços prestados pelos funcionários do estabelecimento, como a cortesia, o tempo de espera, a limpeza do local, a organização, entre outros critérios previamente estabelecidos pela empresa contratante. 

Depois da visita, o cliente oculto faz uma avaliação de sua experiência em um relatório. Ele vai fornecer feedbacks para que a empresa melhore os seus serviços e produtos. 

Essa técnica é muito utilizada por diversas empresas para garantir a satisfação do cliente e manter altos padrões de atendimento.

E como essa estratégia funciona na prática?

Na prática, o cliente oculto funciona dessa maneira:

Contratação: a empresa interessada em avaliar a qualidade do atendimento de seus funcionários contrata uma agência que tem especialidade em pesquisa de mercado ou recruta diretamente pessoas para fazerem a avaliação.

Definição de critérios: após a contratação, a empresa contratante e o contratado determinam quais são os critérios específicos para serem avaliados ao longo da experiência do atendimento, como, por exemplo, a cortesia dos funcionários, tempo de espera, limpeza do local, entre outros itens que sejam necessários.

Treinamento (se necessário): pode ser que em alguns casos, a empresa contratante faça um treinamento para que o cliente entenda melhor quais são seus os critérios de avaliação e como preencher os relatórios após a visita.

Visita ao estabelecimento: o cliente oculto vai até o estabelecimento como um cliente comum e, durante a visita, ele observa e avalia todos os aspectos que foram definidos previamente.

Preenchimento do relatório: após a visita, o avaliador preenche um relatório para descrever como foi a sua experiência de acordo com os critérios estabelecidos. Nesse relatório pode ter informações como comentários, notas e até mesmo fotos ou vídeos, dependendo das instruções.

Envio do relatório: após o preenchimento do relatório, ele é enviado à empresa contratante ou à agência responsável pela coordenação do programa.

Análise e feedback: a empresa contratante analisa os relatórios recebidos e analisa as informações descritas com o objetivo de identificar pontos seus pontos positivos e negativos. Com base nas informações apresentadas, são implementadas ações corretivas ou melhorias para aprimorar a experiência do cliente.

Continuidade do processo: em alguns casos, o processo pode ser repetido constantemente para monitorar frequentemente a qualidade do atendimento ao cliente e garantir que haja um alto padrão de qualidade durante a prestação de serviços..

Quanto ganha um cliente oculto?

O valor que ele ganha varia de acordo com diversos fatores, como a capacidade de pagamento da empresa contratante, a complexidade da avaliação, o tipo de estabelecimento avaliado e a região do país.

Segundo informações do site Seu Cliente Oculto, uma pessoa pode ganhar de R$ 35 até R$ 1 mil por pesquisa realizada. O valor pago pelo serviço dependerá dos fatores listados acima.

Empresas para se cadastrar como Cliente Oculto

Existem diferentes tipos de empresas que contratam esse tipo de profissional, sendo cada um adaptado para avaliar a experiência do cliente em diferentes contextos e canais de comunicação. Veja algumas das principais:

Seu Cliente Oculto: empresa que já atendeu grandes marcas no país, ela funciona como uma intermediária entre marcas que desejam fazer avaliações e profissionais avaliadores. Ela disponibiliza em sua plataforma informações como gráficos, planos de ação e atuação em todo o Brasil.

OnYou: é uma das maiores empresas do país especializadas na área e oferece diversos serviços de avaliação de atendimentos.

Mister O: empresa fundada em 2016 e que já prestou serviços de avaliações para mais de 150 empresas.

Passo a Passo para se tornar cliente Oculto

Aqui está um passo a passo geral para se tornar um cliente oculto:

Pesquise por empresas da área: faça uma pesquisa online para encontrar empresas ou agências que recrutam clientes ocultos em sua região. Acima citamos algumas das quais você pode se candidatar para prestar serviços.

Seleção da empresa: escolha uma ou mais empresas para se cadastrar. Pesquise pela reputação, as avaliações de pessoas que já tenham prestado serviço e quais são os termos de serviço de cada empresa para garantir que sejam confiáveis e atendam às suas expectativas.

Cadastro: visite o site da empresa escolhida e procure por informações sobre como se cadastrar na plataforma. A maioria possui formulários de inscrição online onde você pode fornecer informações básicas sobre você, suas habilidades e experiências.

Escolha de áreas de interesse: algumas empresas  permitem que você selecione áreas de interesse específicas, como varejo, restaurantes, hotéis, entre outros. Escolha as áreas que mais lhe interessam ou nas quais você possui experiência.

Aprovação do cadastro: após o cadastro, a empresa revisará suas informações e poderá entrar em contato para confirmar os seus dados e fornecer mais instruções sobre como prosseguir.

Treinamento (se necessário): dependendo da empresa, você pode precisar passar por um treinamento inicial para entender os procedimentos de avaliação, os critérios de pontuação e como preencher os relatórios de forma adequada.

Recebimento de oportunidades: após ser aprovado durante a seleção, você começará a receber oportunidades de avaliação por e-mail, mensagem de texto ou através do site da empresa. 

Vale a pena ser Cliente Oculto?

Se você deseja fazer uma renda extra, vale muito a pena ser um cliente oculto. Porém, para ser um é preciso disponibilidade de tempo, estar em regiões com demanda por esse serviço e que as suas expectativas em relação ao pagamento sejam pé no chão.

Usar isso como uma forma de renda extra proporciona vantagens por ser uma ótima forma de ganhar um dinheiro a mais, ganhar pelo tempo trabalhado, além de reembolsos pelos produtos ou serviços adquiridos durante as avaliações.

Outra vantagem é a oportunidade de ter novas experiências diversificadas, já que você pode visitar uma variedade de estabelecimentos e experimentar diferentes produtos e serviços.

Além disso, você vai contribuir para melhorias no atendimento e nos serviços das empresas, contribuindo para uma melhor experiência do cliente.

Por fim, é um trabalho muito flexível, pois há muitos casos em que você pode escolher os horários e locais das avaliações, podendo ganhar um dinheiro a mais em momentos em que você não estaria trabalhando.

No entanto, nem tudo são flores, pois a quantidade de avaliações disponíveis pode variar, resultando em uma renda potencialmente inconsistente, como também existe a necessidade de investir tempo, pois é preciso visitar locais e reservar tempo para preencher relatórios detalhados após cada visita.

Além disso, você pode precisar manter sua identidade em segredo, o que pode ser desafiador em algumas situações.