Carregando a informação...

Programa Brasil Sorridente

Veja abaixo todos os detalhes da dica imperdível que encontramos para você!

Brasil dentes
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
4.9/5

Saiba mais alguns detalhes sobre o Brasil Sorridente

Um programa que visa a democratização dos serviços odontológicos no Brasil, o Brasil Sorridente traz diversos benefícios, desde limpeza e prevenção a doenças bucais a extrações e cirurgias.

Neste artigo, iremos contar um pouco sobre o que é o programa, seus principais benefícios e o porquê você deveria buscar ainda hoje por um polo de atendimento do programa. Ao final deste artigo, você terá acesso a um link com um artigo completo contando todos os benefícios do programa e como participar.

O que é o Programa Brasil Sorridente?

É um programa de democratização e acessibilidade dos serviços odontológicos à população mais carente do Brasil. Lançado oficialmente em março de 2004, o Programa Brasil Sorridente oferece serviços odontológicos gratuitos, desde o mais básico como limpeza e prevenção de doenças buco-maxilares aos mais complexos, como cirurgias, implantes e restaurações.

Estes serviços podem tanto ser oferecidos nos postos de saúde pública, as famosas UBS (Unidade Básica de Saúde), nas Unidades de Saúde Familiar (USF), nas Unidades Odontológicas Móveis (UOM), nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e, também, em diversos hospitais. Nos CEO é que são oferecidos os tratamentos de média e de alta complexidade, como é o caso de cirurgias de extração e de implante dentário, restauração, dentre outros de igual complexidade.

Atualmente, cerca de 30% dos odontologistas do Brasil atendem pelo Programa Brasil Sorridente, e o programa alcança 90% dos municípios brasileiros com suas Equipes de Saúde Bucal da Atenção Básica, o que, felizmente, beneficia mais de 80 milhões de brasileiros em todo o território nacional.

Ainda que seja direcionado às pessoas que compõem as camadas da pobreza e da miséria, o Programa Brasil Sorridente é regido pelo SUS e, portanto, está disponível para todos.

Sobre o SUS

O Sistema Único de Saúde, responsável pela execução do programa Brasil Sorridente, está presente no Brasil desde 1990. Além de garantir o saneamento básico do país e oferecer programas de vacinação, o SUS oferece inúmeros atendimentos médicos em diversas especialidades, desde simples atendimentos clínicos a cirurgias complexas e oncologia.

Pode não ser um programa de saúde perfeito, mas é bem elogiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, ainda, o SUS é usado como modelo para a implementação de sistemas de saúde ao redor de todo o mundo, como, por exemplo, um dos nossos países “irmãos”, o Japão.

Todo programa relacionado à saúde passa a integrar o SUS e, é claro, com o Programa Brasil Sorridente não poderia ser diferente. O programa tem seus próprios locais de atendimento, como unidades odontológicas móveis e o centro de especialidades odontológicas, porém, as unidades básicas de saúde e os hospitais também realizam atendimentos para esse programa.

Por que participar desse programa?

Como todos os serviços do SUS, o Brasil Sorridente é inteiramente gratuito. Ainda que o objetivo principal seja levar serviços odontológicos de todos os graus de complexidade às populações na linha da pobreza e da miséria, o SUS e, também, o Brasil Sorridente são não apenas gratuitos como também são universais, então todas as pessoas, inclusive até mesmo estrangeiros visitantes no Brasil, podem usar o sistema de saúde pública, inclusive para os serviços odontológicos.

Além disso, o SUS disponibiliza diversos serviços de qualidade à população na totalidade e, no caso dos serviços odontológicos, não é diferente. O Brasil Sorridente oferece serviços tanto dos mais básicos, como limpeza, aplicação de flúor e prevenção de doenças buco-maxilares, aos mais complexos como cirurgias de extração e reparação dental e de maxilar, implantes, dentre outros.

Se você deseja saber como participar e quais são os documentos necessários para sua consulta odontológica gratuita, clique no link acima que irá te redirecionar ao artigo completo sobre o programa.