Dicas para cozinha: Várias técnicas e receitas para você

A cozinha é um dos ambientes mais frequentados da casa, então é sempre bom ter em mente algumas dicas para cozinha para serem usadas quando se tem visitas ou até mesmo para melhorar a praticidade do dia a dia. 

PUBLICIDADE

Se você está a procura de dicas para alimentos, organização e muito mais, você veio ao lugar certo. Neste post vamos abordar sobre dicas em geral para ser usada na sua cozinha. Veja logo abaixo: 

Como ter carnes suculentas: 

  1. Basta você amaciar a carne de panela: acrescente 1 col. (café) de fermento em pó no cozimento.
  2. Frite os bifes em fogo alto para que fiquem suculentos.
  3. Tempere qualquer carne com sal somente na hora de servi-la. Isso ajuda a conservar o caldo e a maciez do corte feito. 

Arroz integral gostoso em 10 minutos: 

  1. Todos nós conhecemos o arroz integral por sua dificuldade na hora do cozimento, se você ama esse alimento saudável e quer praticidade, basta seguir algumas dicas como, nunca refogue o arroz, pois, quando fazemos isso o arroz possui um casca e acaba ficando duro e demorando mais para cozinhar então apenas frite a cebola, alho e quando estiverem prontos coloque o arroz já hidratado, misture junte o sal e a água ou caldo de sua preferência. 
  2. Sempre que possível deixe o arroz de “molho” na água pelo menos de um dia para o outro, desta forma o cozimento será feito em apenas 10 minutos. 
  3. O arroz também pode ser feito na pressão se você não tem paciência de deixar de molho, basta colocar na panela de pressão e deixar por 8 a 10 minutos após começar a chiar. 

Pastilhas para máquina de lavar louça: 

Isso mesmo! As pastilhas estão bem na moda e pode ser feita com apenas 4 ingredientes, se você deixar sua louça limpinha e sem trabalho algum veja abaixo o passo a passo: 

PUBLICIDADE

Você vai precisar de: 

  • 200g de bicarbonato de sódio;
  • 200g de ácido cítrico em pó;
  • 100g de sal amargo;
  • 120ml de vinagre;
  • 20 gotas de óleo essencial de limão;
  • 2 ou mais formas de gelo. 

Modo de fazer: 

  1. Misture bicarbonato de sódio, ácido cítrico em pó e sal amargo. Se a sua mistura começar a fazer um barulho, não se preocupe, é apenas uma reação sem perigo do vinagre com o bicarbonato de sódio.
  2. O óleo essencial de limão não é obrigatório, mas recomendamos, pois dá um aroma agradável à louça.
  3. Divida a massa nas formas de gelo. De preferência, deixe secar durante 24 horas em um lugar quente e seco e se possível tampado. 
  4. Depois de secarem, retire as pastilhas com cuidado. Se elas forem grandes demais, simplesmente corte-as com uma faca lisa e coloque em um pote com tampa. 

E prontinho! Após isso basta você usar suas pastilhas na hora de lavar suas louças. 

Formas de usar o limão: 

O limão além de ser um trunfo na hora de temperar carnes e saladas, ele pode ser uma mão na roda na organização entre outras coisas como podemos ver abaixo: 

Tirar o mau cheiro:

O limão combate o mau cheiro no frigorífico. É normal que alguns alimentos costumam estragar e deixar um cheiro nada agradável em seu interior.

PUBLICIDADE

Para eliminar esse cheiro horrível, coloque um limão cortado ao meio, em um potinho, esprema um pouco do sumo dentro do recipiente e coloque-o dentro do frigorífico e espere por algumas horas. Após 2 horas ou mais você notará a diferença. 

Tirar manchas:

Se suas janelas e portas esta com marcas de dedo que são difíceis de sair, esprema um pouco de limão em um balde de água e limpe os vidros com uma esponja e com esta misturinha mágica. 

Tirar o ferrugem:

O limão também pode te ajudar a retirar aquelas manchas de ferrugem que aparecem em certos lugares da sua casa e até mesmo em eletrodomésticos.

Esprema um pouco do sumo e misture-o com bicarbonato de sódio e aplique nas manchas de ferrugem, usando uma esponja. Espere umas horinhas que você repara os resultados. 

Bolo fofo: 

  1. Um bolo fofo é uma das coisas mais gostosas que podemos ter na hora do café ou até mesmo no aniversário. Se você tem dificuldade de deixar o seu fofinho basta seguir estas dicas. 
  2. Verifique se você tem todos os ingredientes pedidos, acenda o forno e unte a forma. O bolo cresce melhor se assado logo após o preparo da massa.
  3. Use os ingredientes em temperatura ambiente, nunca gelados.
  4. Bata as claras até que fiquem firmes, mas não passe do ponto, pois a massa pode ressecar e ficar massuda demais na hora de ingerir.
  5. Se a receita pedir para alternar ingredientes secos e líquidos, comece e acabe pela farinha.
  6. Não guarde o fermento na geladeira, porque mudanças de temperatura tendem a alterar seu sabor e textura. Assim, alterando até no preparo como no tamanho da massa. 

Omelete macia e deliciosa: 

Ao preparar uma omelete macia, bata as gemas e as claras separadamente e, só depois desse passo, junte-as. Isso deixa o prato mais fofo e derretendo na boca.