A cozinha é um dos ambientes mais frequentados da casa, então é sempre bom ter em mente algumas dicas para cozinha para serem usadas quando se tem visitas ou até mesmo para melhorar a praticidade do dia a dia. 

Se você está a procura de dicas para alimentos, organização e muito mais, você veio ao lugar certo. Neste post vamos abordar sobre dicas em geral para ser usada na sua cozinha. Veja logo abaixo: 

Como ter carnes suculentas: 

  1. Basta você amaciar a carne de panela: acrescente 1 col. (café) de fermento em pó no cozimento.
  2. Frite os bifes em fogo alto para que fiquem suculentos.
  3. Tempere qualquer carne com sal somente na hora de servi-la. Isso ajuda a conservar o caldo e a maciez do corte feito. 

Arroz integral gostoso em 10 minutos: 

  1. Todos nós conhecemos o arroz integral por sua dificuldade na hora do cozimento, se você ama esse alimento saudável e quer praticidade, basta seguir algumas dicas como, nunca refogue o arroz, pois, quando fazemos isso o arroz possui um casca e acaba ficando duro e demorando mais para cozinhar então apenas frite a cebola, alho e quando estiverem prontos coloque o arroz já hidratado, misture junte o sal e a água ou caldo de sua preferência. 
  2. Sempre que possível deixe o arroz de “molho” na água pelo menos de um dia para o outro, desta forma o cozimento será feito em apenas 10 minutos. 
  3. O arroz também pode ser feito na pressão se você não tem paciência de deixar de molho, basta colocar na panela de pressão e deixar por 8 a 10 minutos após começar a chiar. 

Pastilhas para máquina de lavar louça: 

Isso mesmo! As pastilhas estão bem na moda e pode ser feita com apenas 4 ingredientes, se você deixar sua louça limpinha e sem trabalho algum veja abaixo o passo a passo: 

Você vai precisar de: 

  • 200g de bicarbonato de sódio;
  • 200g de ácido cítrico em pó;
  • 100g de sal amargo;
  • 120ml de vinagre;
  • 20 gotas de óleo essencial de limão;
  • 2 ou mais formas de gelo. 

Modo de fazer: 

  1. Misture bicarbonato de sódio, ácido cítrico em pó e sal amargo. Se a sua mistura começar a fazer um barulho, não se preocupe, é apenas uma reação sem perigo do vinagre com o bicarbonato de sódio.
  2. O óleo essencial de limão não é obrigatório, mas recomendamos, pois dá um aroma agradável à louça.
  3. Divida a massa nas formas de gelo. De preferência, deixe secar durante 24 horas em um lugar quente e seco e se possível tampado. 
  4. Depois de secarem, retire as pastilhas com cuidado. Se elas forem grandes demais, simplesmente corte-as com uma faca lisa e coloque em um pote com tampa. 

E prontinho! Após isso basta você usar suas pastilhas na hora de lavar suas louças. 

Formas de usar o limão: 

O limão além de ser um trunfo na hora de temperar carnes e saladas, ele pode ser uma mão na roda na organização entre outras coisas como podemos ver abaixo: 

Tirar o mau cheiro:

O limão combate o mau cheiro no frigorífico. É normal que alguns alimentos costumam estragar e deixar um cheiro nada agradável em seu interior.

Para eliminar esse cheiro horrível, coloque um limão cortado ao meio, em um potinho, esprema um pouco do sumo dentro do recipiente e coloque-o dentro do frigorífico e espere por algumas horas. Após 2 horas ou mais você notará a diferença. 

Tirar manchas:

Se suas janelas e portas esta com marcas de dedo que são difíceis de sair, esprema um pouco de limão em um balde de água e limpe os vidros com uma esponja e com esta misturinha mágica. 

Tirar o ferrugem:

O limão também pode te ajudar a retirar aquelas manchas de ferrugem que aparecem em certos lugares da sua casa e até mesmo em eletrodomésticos.

Esprema um pouco do sumo e misture-o com bicarbonato de sódio e aplique nas manchas de ferrugem, usando uma esponja. Espere umas horinhas que você repara os resultados. 

Bolo fofo: 

  1. Um bolo fofo é uma das coisas mais gostosas que podemos ter na hora do café ou até mesmo no aniversário. Se você tem dificuldade de deixar o seu fofinho basta seguir estas dicas. 
  2. Verifique se você tem todos os ingredientes pedidos, acenda o forno e unte a forma. O bolo cresce melhor se assado logo após o preparo da massa.
  3. Use os ingredientes em temperatura ambiente, nunca gelados.
  4. Bata as claras até que fiquem firmes, mas não passe do ponto, pois a massa pode ressecar e ficar massuda demais na hora de ingerir.
  5. Se a receita pedir para alternar ingredientes secos e líquidos, comece e acabe pela farinha.
  6. Não guarde o fermento na geladeira, porque mudanças de temperatura tendem a alterar seu sabor e textura. Assim, alterando até no preparo como no tamanho da massa. 

Omelete macia e deliciosa: 

Ao preparar uma omelete macia, bata as gemas e as claras separadamente e, só depois desse passo, junte-as. Isso deixa o prato mais fofo e derretendo na boca.