Carregando a informação...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Encontrar um emprego atualmente tem sido um grande desafio no Brasil, marcada por uma série de obstáculos que muitos enfrentam em sua jornada profissional. A dificuldade desse processo vai além da mera busca por vagas disponíveis, adentrando um cenário em constante transformação e altamente competitivo.

Um dos maiores desafios é a exigência de qualificações e experiências específicas por parte dos empregadores. A globalização e a rápida evolução tecnológica alteram as demandas do mercado de trabalho, tornando essenciais habilidades que muitas vezes não eram consideradas prioritárias no passado. Para os candidatos, isso significa uma pressão constante para se manterem atualizados e se adequarem às novas demandas, muitas vezes implicando em investimentos significativos em cursos e capacitações. Infelizmente, esse tipo de profissionalização ainda não é acessível para a população de determinados municípios e regiões.

Outro ponto é a saturação em vários setores, nos quais a oferta de profissionais muitas vezes supera a demanda por empregos. Isso cria uma competição feroz, onde candidatos disputam uma quantidade limitada de oportunidades, elevando os critérios de seleção e dificultando ainda mais a inserção no mercado de trabalho.

Além disso, a conjuntura econômica e crises globais, como a pandemia que assolou o mundo nos últimos anos, têm contribuído para a redução de postos de trabalho e a instabilidade em diversos setores. A incerteza econômica muitas vezes leva as empresas a adotarem uma postura mais conservadora, restringindo contratações e, por consequência, aumentando a concorrência por vagas disponíveis.

A digitalização do processo seletivo também trouxe novos desafios. A automação na triagem de currículos pode resultar na eliminação de candidatos antes mesmo de uma análise mais aprofundada, o que pode ser frustrante para aqueles que não conseguem se destacar em um primeiro filtro digital. E é exatamente sobre isso que esse artigo irá tratar.

Neste artigo, conheça os melhores sites para buscar empregos gratuitamente e como usá-los melhor para poder otimizar suas chances de conseguir uma vaga de emprego usando cada um deles.

Os melhores sites de emprego gratuitos

LinkedIn

Conhecido como “Facebook dos empregos”, o LinkedIn já é bastante conhecido por profissionais e empresas. Aqui, os profissionais podem criar seu perfil como uma rede social, mas com alguns acréscimos: além de nome, idade, dentre outros dados básicos necessários e de fotografias pertinentes à sua profissão, poderá preencher seu perfil com cada uma de suas formações acadêmicas e profissionais, especializações, proficiências em idiomas, dentre outros.

Ainda seguindo um modelo de rede social, é possível ainda seguir os perfis de outros profissionais da sua área e de diversas empresas, a fim de verificar como são feitos os modelos de perfis mais bem avaliados do site e para ficar  de olho nas notificações de vagas de empregos daquelas empresas. Ainda há também espaço para escrever artigos além das postagens comuns do dia a dia para manter a atividade do perfil. Quanto mais especializações tiver, melhor, mas busque ter um foco se suas especializações são muito diversificadas.

O LinkedIn conta com uma versão premium que tem teste gratuito de 30 dias e com essa versão os profissionais têm acesso a cursos com certificações nas mais variadas áreas. É possível acessar pelo navegador e, ainda, baixar o app do LinkedIn para Android e iOS, ou instalar a extensão para Google Chrome.

TOQUE PARA ACESSAR O SITE LINKEDIN

Vagas.com

Como outros sites de empregos, ao criar um perfil no Vagas.com os candidatos a uma vaga de emprego poderão registrar o seu currículo. Entretanto, o diferencial desse site é que, através da sua plataforma mesmo, os profissionais podem realizar testes de proficiência em várias habilidades e idiomas, de forma que o próprio site irá certificar de que aquele profissional está realmente apto naquelas habilidades profissionais, como língua portuguesa e línguas estrangeiras, raciocínio lógico, atendimento ao cliente, etc.

O próprio sistema também conta com testes de personalidade, que são exigidos por algumas empresas, garantindo que as empresas e os profissionais certos uns para os outros conseguirão se encontrar. Hoje em dia, são mais de duas empresas devidamente ativas no Vagas.com, aumentando assim o número de vagas de emprego ofertadas pela plataforma. É possível acessar o Vagas.com pelo navegador de internet ou pelo app disponível para Android e iOS.

TOQUE PARA ACESSAR O SITE VAGAS.COM

Goowit

Esse é um site mais recente, tendo sido criado em 2019. O Goowit ficou famoso pelo apelido “Tinder dos Empregos” pois, aqui, as empresas e os profissionais podem “dar match”, o que pode agilizar o processo de análise de currículos e perfis para cada vaga, facilitando o trabalho dos profissionais de RH das empresas.

Para isso, o Goowit usa inúmeras ferramentas como People Analytics, inteligência artificial, dentre outras, para analisar os perfis comportamentais e habilidades desejadas para cada tipo de vaga. Ainda por cima, para ajudar também os candidatos, o Goowit tem uma trilha de aprendizagem que vai ajudar os profissionais a melhorar seus perfis profissionais e indicar formações necessárias para estarem verdadeiramente aptos às vagas que estão buscando.

O Goowit está disponível para download gratuito para aparelhos Android e iOS, e também pode ser acessado por navegadores de internet.

TOQUE PARA ACESSAR O SITE GOOWIT

Trabalha Brasil

Esse é um site que já segue um pouco mais os moldes antigos de busca de emprego. Antigamente chamado de Sine, o Trabalha Brasil agora apresenta quase dois milhões de oportunidades disponíveis em diferentes estados do Brasil. A interface da plataforma é altamente intuitiva e fácil de usar: ao encontrar uma vaga que se encaixe com suas especializações, basta enviar seu currículo diretamente para a empresa contratante. Além disso, em cada anúncio, há a opção “Ajude um amigo”, possibilitando o envio da mesma vaga para outra pessoa que esteja precisando daquela vaga. Outro serviço notável oferecido é um levantamento que apresenta a média salarial nacional para diversas ocupações.

Esse é apenas um site, ou seja, não possui aplicativo mobile disponível. Mas há um aplicativo com as mesmas funções que está disponível para Android e iOS chamado SINE Fácil.

TOQUE PARA ACESSAR O SITE TRABALHA BRASIL

Emprega Brasil

O Emprega Brasil é um site do próprio Ministério do Trabalho do Brasil. Este disponibiliza um banco de vagas alinhado ao perfil e aos objetivos profissionais de cada candidato. O portal oferece serviços que incluem a consulta ao seguro-desemprego, abono salarial e a obtenção da carteira de trabalho digital.

Para ter acesso, é necessário realizar um cadastro, fornecendo informações pessoais como nome completo, CPF, número de carteira de trabalho, dentre outros, e criando uma senha. Em seguida, basta efetuar o login na área destinada aos trabalhadores e construir o currículo na seção denominada “perfil profissional”. Caso haja interesse em alguma das vagas apresentadas pelo sistema, é possível manifestar interesse e agendar o processo seletivo. Vale ressaltar que a ferramenta também oferece acessibilidade em Libras.

Infelizmente, para este site também não há um aplicativo exatamente, mas a saída para o mesmo também pode ser o aplicativo SINE Fácil.

TOQUE PARA ACESSAR O SITE EMPREGA BRASIL