Carregando a informação...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Serasa Score é um sistema de pontuação que fornece uma previsão de quais as chances de um consumidor pagar as contas nos próximos 12 meses. Na prática, ele analisa os hábitos de pagamento do consumidor e a sua relação com as instituições financeiras, as operadoras de cartão de crédito e o mercado. É uma análise que auxilia no processo de concessão de créditos, financiamentos e cartões de crédito. Essa pontuação vai de 0 a 1.000, sendo distribuída da seguinte forma:

  • 0 a 300: Baixo
  • 301 a 500: Regular
  • 501 a 700: Bom
  • 701 a 1.000: Alto

O Score é calculado conforme o histórico financeiro dos consumidores. Assim, informações como, se o CPF já foi negativado e se existe cadastro positivo são levadas em consideração para análise. Vale lembrar que dívidas abertas há mais de 5 anos não são incluídas no cálculo do Score. Ou seja, para conseguir crédito, quanto maior a pontuação, maiores são as chances de um pedido ser aprovado.

O que muda com o score 2.0?

De maneira geral, o Score 2.0 atribui um peso maior ao pagamento das dívidas, se comparado ao Score 1.0. Além disso, o peso aumentou também em relação a consultas feitas pelo consumidor para contratação de crédito e menor para o histórico de dívidas.

Como consultar o score no Serasa?

Para consultar o Score Serasa pela internet basta acessar o site da Serasa e clicar em “consulte agora”. Caso seja o primeiro acesso será preciso se cadastrar. Caso já tenha o cadastro, basta digitar CPF e senha. O acesso é gratuito. 

Vale lembrar que a pontuação do Serasa Score pode mudar de um dia para o outro. O que influencia essa oscilação é o comportamento do consumidor e a sua interação com o mercado. Ou seja, basta manter um perfil de consumo saudável para ter mais chances de obter crédito.

O que fazer para aumentar o score Serasa?

A pontuação do score Serasa pode aumentar à medida que o consumidor preservar um bom comportamento financeiro. Veja algumas atitudes que ajudam a aumentar o Score Serasa:

  • Pague as contas em dia e evite inadimplência
  • Mantenha os seus dados atualizados nas empresas de proteção ao crédito
  • Quite todas as suas dívidas
  • Utilize frequentemente o cartão de crédito e pague as faturas até a data do vencimento
  • Crie o seu cadastro positivo 

Segundo o Serasa, ter um Cadastro Positivo auxilia os bancos e instituições a analisar melhor o seu perfil e comportamento financeiro. Para criar o seu cadastro, basta acessar o site do Cadastro Positivo, informar o seu CPF e senha, validar o código de segurança enviado por e-mail ou SMS, enviar as imagens do CPF e de um documento com foto. Pronto! Agora basta aguardar que o sistema analise e processe as informações. 

Ainda tem alguma dúvida sobre o Score? Escreva para a gente aqui nos comentários e conte conosco para organizar as suas finanças.

Saiba mais!