Carregando a informação...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma excelente forma de entrar no ensino superior, já que oferece financiamento em instituições de ensino particulares em todo o país. Somente em 2023 foram destinadas mais de 67 mil vagas ao Fundo em mais de 1300 instituições privadas.

Curioso para saber como você pode financiar os seus estudos? Continue lendo este artigo. Nele falaremos sobre como funciona o Fies, como se inscrever e o resultado de 2023.

Como funciona o Fies?

No início de cada ano, o Fies abre uma série de vagas para que os interessados possam, através de suas notas do ENEM, disputar contratos de financiamento estudantil.

Após o processo seletivo, aqueles que conseguiram uma vaga passam a receber o auxílio do Governo Federal para custear seus estudos, parcial ou totalmente, até a conclusão do mesmo.

PUBLICIDADE

Quem criou o Fies?

PUBLICIDADE

O Fies foi originalmente criado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no ano de 1999. Antes da criação do programa de financiamento como o conhecemos hoje, existia o Programa de Crédito Educativo (CREDUC).

Muitas pessoas atribuem o Fies ao primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, mas na realidade, ele foi consideravelmente expandido em 2003, ampliando o acesso para muitos mais brasileiros e entrando no subconsciente coletivo.

Como se inscrever?

Todas as inscrições do Fies são realizadas através do Projeto Acesso Único, que reúne as informações dos programas PROUNI, SISU e Fies. Para isso, é necessário ter um login no portal oficial do governo, o Gov.br. 

Uma vez que você faça login no sistema de vagas do Fies, você irá completar os campos com os seus dados pessoais e escolher três opções de cursos de graduação dentre os disponíveis.

PUBLICIDADE

Até a data final de inscrição, é possível trocar as opções de curso livremente entre as opções. Confira o calendário do Fies 2023 a seguir.

Fique atento somente à nota de corte, pois elas podem te ajudar a decidir se vale a pena disputar uma vaga naquele determinado curso e grupo de preferência. Você pode otimizar as suas chances de ser aprovado ao escolher os cursos que tenham nota de corte menor do que a sua nota do ENEM.

Quem pode participar do Fies 2023?

O financiamento estudantil é destinado a estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa para financiamentos integrais e de até 5 salários mínimos para financiamentos parciais. Ademais, o interessado precisa ter uma média de pelo menos 450 pontos no ENEM e não ter zerado a redação.

Como conferir o resultado?

Na data de divulgação do resultado do Fies, basta acessar o Portal Único e conferir se você foi pré-selecionado. Caso sim, basta completar as informações no site oficial.

Em seguida, é necessário procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) na instituição de ensino escolhida por você para que ela analise os documentos.

Uma vez que tudo tenha sido aprovado pela CPSA, você precisará procurar um banco parceiro do Fies e fechar o contrato dentro de 10 dias após o terceiro dia do parecer da comissão.

Como funciona lista de espera?

Aqueles que não foram aprovados na chamada única, são automaticamente cadastrados na lista de espera do Fies. Se esse é o seu caso, você deve acompanhar as notícias na página do Fies e ficar atento caso seja chamado.

Calendário Fies 2023

Confira abaixo o calendário do Fies em 2023. Caso o prazo de inscrição já tenha sido finalizado, será preciso aguardar a liberação das vagas para quem está na lista de espera.

  • Divulgação do edital: 27/01/2023
  • Inscrições Fies 2023: 07/03 a 10/03/2023
  • Resultado da chamada única: 14/03/2023
  • Envio de informações para contratar o financiamento: 15 a 17/03/2023
  • Entrada na lista de espera do Fies 2023/1: 21/03 a 18/05/2023
  • Resultado da lista de espera: 21/03/2023

Como saber o saldo devedor e como emitir o boleto do FIES?

Para facilitar a verificação de informações a respeito do seu Fies, a Caixa Econômica Federal lançou o aplicativo FIES CAIXA, proporcionando acesso simples a tudo o que você precisar. Ele está disponível para Android e iPhone. Através do aplicativo você pode:

  • Consultar dados do contrato;
  • Visualizar parcelas;
  • Emitir boletos em aberto;
  • Aderir à Renegociação 2022 estabelecida pela Resolução nº 51/2022 do CG-FIES.

Como renegociar o Fies?

Através do mesmo aplicativo que falamos anteriormente, é possível averiguar suas possibilidades de renegociar a dívida do Fies. Este processo acontece da seguinte maneira:

  1. Escolha a opção “Renegociação Fies” no aplicativo da Caixa;
  2. Verifique se o seu contrato está apto a renegociação;
  3. Confira todos os dados do contrato;
  4. Realize simulações com todas as renegociações disponíveis para você;
  5. Caso encontre uma opção que sirva para você, aceite o termo aditivo e emita o boleto de entrada.

Fique atento, pois a renegociação somente é efetivada após o pagamento do boleto de entrada, em seguida, o beneficiário e seus fiadores têm seus CPFs retirados do Serasa.

Outro ponto de atenção é que os contratos que podem ser renegociados neste momento são aqueles assinados até 2017. Para compreender todas as regras, leia a cartilha de renegociação da Caixa.

O que acontece se não pagar o FIES?

Não pagar o Fies é uma péssima ideia, pois pode ter consequências como ter os bens apreendidos.

Nesse cenário, você terá o seu nome cadastrado no Serasa e fica com o “nome sujo”, não conseguindo obter crédito. Para a maioria das dívidas, depois de 5 anos a dívida prescreve ou “caduca”, mas isso não acontece com o Fies.

Isso porque o indivíduo tem até três vezes o tempo do curso para pagar a dívida, por exemplo, se o curso levou 4 anos, o prazo para quitar é de até 12 anos. Após esse período a dívida pode, sim, prescrever.Continue acompanhando o blog Dicas Perfeitas para mais informações valiosas como essa.