Carregando a informação...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Infelizmente, mulheres e meninas ao redor de todo o mundo sofre com um problema chamado de “pobreza menstrual”. Mesmo sabendo que o ciclo menstrual é algo completamente natural para as mulheres, o acesso a produtos como absorventes higiênicos de qualidade é algo que pode custar muito caro. Em média, as mulheres que têm alguma condição de pagar por absorventes gastam por volta de R$ 6.000 ao longo da vida apenas com isso.

Contudo, nem todas têm a sorte de conseguir pagar por esse produto que deveria ser um básico para sua higiene pessoal e para a sua saúde.  Aquelas que não conseguem comprar pacotes de absorventes acabam recorrendo a outros itens que não apenas são ineficientes para esse tipo de situação, como podem acabar causando infecções diversas, como papel higiênico, jornal, tecidos e até mesmo, nas regiões de maior pobreza, miolo de pão.

Por conta da pobreza menstrual, existe um índice considerável de meninas que acabam saindo da escola, ou tendo um número grande de faltas, uma vez que, além de tudo, a possibilidade de ir para a escola e ter suas roupas manchadas acaba gerando muito constrangimento. Ou então, mulheres acabam tendo também um excesso de faltas no trabalho sem atestado médico por conta disso, o que pode gerar desconto em seus salários que, muitas vezes, já são baixos.

Para acabar com essas situações, o Governo Federal do Brasil criou o Programa de Proteção e Promoção à Saúde e Dignidade Menstrual, que promete distribuir mensalmente os absorventes íntimos higiênicos. Entenda nesse artigo quem tem direito aos absorventes gratuitos, como solicitar, quais os documentos necessários e como retirar mensalmente os absorventes solicitados.

PUBLICIDADE

Quem tem direito a esse programa?

PUBLICIDADE

Segundo o site do Governo Federal, estes são os grupos que têm direito aos absorventes íntimos higiênicos pelo Programa de Proteção e Promoção à Saúde e Dignidade Menstrual:

  • Pessoa com idade entre 10 e 49 anos inscrita no CadÚnico
  • Renda mensal de até R$ 218 
  • Estudantes de baixa renda inscritos na rede pública de ensino
  • Pessoas em situação de rua

Como realizar o cadastro para a solicitar o absorvente gratuito

Como dito anteriormente, uma das exigências é a inscrição no CadÚnico. Não é obrigatório, é claro, mas é uma das hipóteses que permitirão ao cidadão solicitar os absorventes. Caso não tenha ainda um CadÚnico, dirija-se ao CRAS de sua cidade ou região com os seguintes documentos:

  • Responsável pela Unidade Familiar: documento de identificação com foto (RG, CNH, etc.)CPF ou Título de Eleitor; comprovante de endereço ou declaração de residência assinado pelo RF.
  • Demais membros da família: CPF ou título de eleitor; certidão de nascimento ou casamento; carteira de identidade (RG) ou carteira de trabalho.
  • Responsável pela Família Indígena: CPF ou Título de Eleitor; Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI); outros documentos de identificação como RG, Carteira de Trabalho ou Certidão de Casamento.
  • Responsável pela Família Quilombola: CPF ou Título de Eleitor; Certidão de Casamento, Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho.
  • Representante Legal: CPF e documento comprobatório de representação legal.

Mas se não tiver um CadÚnico, está tudo bem. A solicitação é feita através do aplicativo Meu SUS Digital, onde você fará um login através de sua conta Gov.br. Se não tiver um login, basta seguir estes passos para criar um:

  1. A conta pode ser criada tanto através do aplicativo quanto do site.
  2. No caso de estar utilizando o aplicativo, basta selecionar a opção “Entrar com gov.br” ao clicar no respectivo botão.
  3. Para quem estiver navegando no site, é necessário clicar no botão “Criar conta gov.br“, inserir o CPF e seguir as instruções fornecidas para concluir o processo de criação da conta.

O aplicativo Gov.br está disponível para aparelhos Android e iOS, bem como o aplicativo Meu SUS Digital.

PUBLICIDADE

Ao acessar o aplicativo Meu SUS Digital, não será necessário que você preencha seus dados novamente, pois com o seu login Gov.br o aplicativo já terá acesso a todas as informações necessárias. Em hipótese alguma ofereça seus dados pessoais caso receba um SMS ou outro tipo de notificação. 

Na interface do aplicativo, busque no menu pelo botão “Dignidade Menstrual”, onde você vai emitir uma autorização para a retirada de seus absorventes em uma unidade de farmácia onde funciona a Farmácia Popular. Cada autorização tem um prazo de validade de até 180 dias.

TOQUE PARA BAIXAR O APP MEU SUS DIGITAL PARA ANDROID

TOQUE PARA BAIXAR O APP MEU SUS DIGITAL PARA IOS

Quantos absorventes poderão ser retirados?

Cada mulher terá direito a 40 (quarenta) unidades de absorventes higiênicos para utilizar durante dois ciclos menstruais, ou seja, a cada período de 56 (cinquenta e seis) dias.

Você também pode ter direito:

Gostou de conhecer o programa do governo que distribui absorventes gratuitos? Então saiba que você também pode ter direito aos seguintes benefícios sociais! Aperte no botão e saiba mais sobre cada um deles!

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA 2024
VALE GÁS 2024
ÓCULOS DE GRAU PELO SUS

Onde e como retirar seus absorventes gratuitos

Além da autorização emitida no seu aplicativo Meu SUS Digital, será necessário levar seu CPF e um documento de identificação com foto (RG, CNH, passaporte, etc.). São mais de 31 mil farmácias credenciadas ao programa, distribuídas em aproximadamente 4.400 municípios em todo o território brasileiro para garantir que o programa alcance o maior número de pessoas possível.

Praticamente todas as farmácias cadastradas no programa Farmácia Popular participam também do programa Dignidade Menstrual. Normalmente, as farmácias cadastradas no Farmácia Popular colocam uma placa em suas vitrines informando “Aqui tem Farmácia Popular”. Mas caso esteja em dúvidas, o ideal é que se dirija ao CRAS ou a uma Unidade Básica de Saúde para buscar as indicações e endereços corretos.

Ou, então, você pode acessar o próprio site da campanha, rolar a página para baixo e clicar em “Confira as farmácias credenciadas”, onde você terá acesso a uma planilha com os nomes de todas as farmácias credenciadas ao programa até o momento. 

Caso seja menor de idade, se estiver inscrito em uma unidade familiar no CadÚnico, solicite ao responsável pela unidade familiar que faça sua solicitação e retire seus absorventes mensalmente.

TOQUE PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DO PROGRAMA